Ácido glicólico para estrias – Benefícios | Como usar | Cuidados
Quando o assunto é tratamento estético não faltam alternativas. Há desde receitas caseiras até cosméticos tidos como ‘inovadores’, que são lançados ano após ano. Uma das opções que estão em alta hoje em dia é o uso do ácido glicólico para estrias. Mas será que ele funciona mesmo?
Bom, quem se incomoda com suas estrias sabe a quantidade de métodos existentes para amenizar ou ainda os que prometer retirar totalmente tais marquinhas da pele.
Entretanto, antes de usar qualquer um que seja, é preciso pesquisar bem, entender suas funções e conhecer os seus componentes.
Conteúdo
Nesse post vamos falar especificamente sobre o ácido glicólico, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. O que acha de ficar por dentro desse possível “derrotador” de estrias? Acompanhe as informações!
Dúvidas frequentes – FAQ
Antes de falar sobre uma possibilidade de tratar as estrias, vale a pena explicar o que elas são, de fato.
Segundo especialistas, estrias são consideradas cicatrizes. Elas se formam devido ao rompimento do colágeno na superfície da pele.
O aparecimento das estrias pode estar ligado a diversos fatores. Por exemplo: crescimento acelerado na puberdade, obesidade, efeito sanfona, gravidez, entre outras ocasiões que geram um esticamento abrupto da derme.
Sem oferecer risco alto à saúde, elas incomodam esteticamente a maioria das pessoas que as possuem. Lembrando que homens e mulheres, a partir da adolescência, podem ser acometidos por essas pequenas cicatrizes.
Primeiramente, as estrias surgem vermelhas ou roxas, pois ainda possuem circulação sanguínea ativa na região afetada. Posteriormente, elas ficam na coloração branca, pois perdem o fluxo de sangue.
Prestar atenção na cor das estrias é fundamental para saber quais são as mais novas e as mais antigas.
Isso por que, de acordo com profissionais em dermatologia, as que são recentes são passíveis de receber tratamentos e podem ser amenizadas. Mas as brancas, que são as “velhas”, dificilmente sofrem qualquer alteração.
Leia + sobre → Estrias vermelhas – Causas | Tratamentos | Como prevenir?
Nesse sentido, vale a pena conhecer modelos de tratamentos que podem ajudar a prevenir que as estrias se envelheçam. Se você deseja se aprofundar sobre a ação do ácido glicólico na pele continue nesse tira-dúvidas completo!
O que é ácido glicólico?
O ácido glicólico é da mesma família dos ácidos láticos, sendo proveniente da cana de açúcar e demais plantas açucareiras. É o menor entre os α-hidroxiácidos. De acordo com estudos e profissionais, ele tem potencial para ajudar na aceleração e renovação celular.
Entre as principais características estão o fato de ser um sólido cristalino incolor, inodoro e higroscópico, e bastante solúvel em água.
Trata-se de um ácido orgânico, o qual possui ação de radicais livres, auxiliando na formação de colágeno, importantíssimo para manter a elasticidade, hidratação e boa aparência da pele.
Por isso seu nome está sempre relacionado ao tratamento de diversos problemas estéticos dermatológicos. Pequisas sobre o seu benefício ao tratar estrias ocorrem desde os anos 80 e atualmente são muito valorizadas no campo da dermatologia.
Quais os seus benefícios?
O ácido glicólico pode promover diversos benefícios à pele humana, agindo naturalmente na superfície. Sua ação estética é mais conhecida, mas também possui efeitos mais profundos, transformando a composição celular.
Confira as principais vantagens:
- Ação esfoliante
- Tem efeito renovador sobre a pele
- Retarda as marcas de envelhecimento
- Estimula a produção de colágeno
- Proporciona clareamento da pele
- Melhora das manchas de pele
- Fechamento dos poros
- Trata a acne
- Tratamento de estrias
Esses são os principais benefícios do ácido glicólico. Além disso, segundo especialistas, esse produto é menos nocivo à pele em comparação com o ácido retinoico, por exemplo.
Lembrando que é de extrema importância procurar um médico especializado, de preferência um dermatologista, para a prescrição do ácido glicólico como tratamento de pele, estrias, acne, entre outros. Ele vai avaliar a necessidade, bem como fazer restrições de acordo com o seu histórico.
Como usar no tratamento para estrias?
O ácido glicólico um dos produtos mais populares para o tratamento de estrias. Ele age como um peeling e remove as camadas mais superficiais da pele, deixando-a mais lisa, e ajuda na revitalização dos tecidos.
Especialistas indicam que essa não é uma substância nociva à saúde, mas como falamos anteriormente, a prescrição médica é primordial, pois tudo varia de caso a caso.
Na hora que for aplicar o ácido glicólico, deve-se tomar algumas medidas para ajudar no resultado final. Por exemplo: tente aplicar à noite, antes de dormir, pois dará tempo da pele se recuperar enquanto dorme. Caso aplique de manhã, use também hidratante para não ressecar tanto a pele.
As instruções de uso não mudam muito de produto para produto, porém, leia o rótulo do material antes de usar.
Dicas de como aplicar:
- Antes de tudo higienize a pele para receber o ácido.
- Com o auxílio de um algodão passe o ácido nas estrias
- Deixe agir pelo menos por 3 minutos na pele
- Em seguida passe um algodão com água para neutralizar o ácido.
Entre um aplique e outro geralmente deve-se dar um descanso de pelo menos cinco dias.
Outra dica importante: antes de se expor à luz solar, não se esqueça de passar protetor solar para evitar irritação no local.
Lembrando sempre que o ideal é o acompanhamento médico para conferir resultados. Procure um dermatologista e fique ainda mais confortável com o uso do ácido glicólico. Se ocorrer qualquer reação anormal em sua pele após a aplicação, procure um especialista 😉
Funciona em todos os tipos de estrias?
O ácido glicólico funciona com muito mais eficácia nas estrias mais recentes, que são aquelas avermelhadas. No caso das estrias mais antigas, que têm a coloração branca, o tratamento é mais demorado até conseguir enxergar resultados.
Segundo especialistas, para tratar as estrias vermelhas ou roxas é necessário de quatro a seis aplicações de ácido glicólico. Já para as estrias brancas, de oito a doze sessões de tratamento.
As sessões devem obedecer pelo menos cinco dias de descanso entre uma e outra.
Existem riscos ou contraindicações?
Como todo medicamento, o ácido glicólico também tem restrições e oferece riscos se não for bem administrado.
Sua aplicação deixará a pele mais sensível e sua exposição ao sol pode ser muito prejudicial. Portanto, quando você estiver com o ácido na pele, não tome sol na região. Use filtro solar sempre.
Além disso, respeite o que o médico prescrever, como o tempo de uma aplicação para outra, a quantidade de ácido, o tipo de produto, entre outras recomendações.
Em hipótese alguma o ácido glicólico deve ser aplicado sobre a pele inflamada, com queimaduras de sol ou domésticas, ou com algum tipo de eczematosa.
Pessoas que têm a pele muito sensível não devem fazer uso deste produto. O indicado é fazer um teste de uso em uma pequena área da pele para descobrir se há reações alérgicas.
É contra indicado o uso do ácido glicólico durante a gravidez.
Atenção:
O mau uso do ácido glicólico pode causar manchas e irritações severas (como queimaduras) na pele. Por isso, antes de começar qualquer tratamento com ele procure atendimento médico, pois ele poderá avaliar seu corpo, indicar exames, etc.
Cuidados ao usar ácido glicólico
A pele necessita de cuidados antes e depois de usar o ácido glicólico. Selecionamos os principais para você conhecer:
- A pele deve estar devidamente higienizada
- Não realizar nenhum procedimento agressivo sobre a pele antes do aplique do ácido
- Não depilar a pele antes do aplique
- Aplique a quantidade prescrita pelo médico
- Respeite o tempo de repouso da pele
- Não tome sol após a aplicação
- Não aplicar sobre tatuagem recente
- Utilize hidratantes e protetor solar se necessário sempre com a ajuda de um profissional
- Não aplicar em hipótese nenhuma sobre pele irritada, inflamada, com alergia, com feridas, entre outros.
O procedimento deve ter acompanhamento médico para obter a ação esperada do ácido glicólico, além de preservar a saúde do paciente.
E então, gostou de conhecer mais sobre ácido glicólico para tratar estrias? Esperamos que nosso post tenha sanado suas dúvidas principais. Caso tenha mais questionamentos, indicamos procurar um especialista, pois ele saberá responder de acordo com o seu caso.
Aproveite para ler também:
Borra de café para estrias: Funciona? + Receita FÁCIL! •【2020】
O que causa estrias? – 9 principais causas e como evitá-las!
Tratamento caseiro para estrias – 5 receitas para fazer em casa!
Volte mais vezes, até uma próxima!