Estrias na Adolescência – Como Tratar, Causas e Tudo Sobre!
Estrias na adolescência tendem a aparecer principalmente na fase de estiramento dos jovens. Ou seja, quando a pele da pessoa sofre um estiramento abrupto por conta da fase de crescimento.
Consideradas cicatrizes para muitos especialistas elas se formam quando acontece o rompimento do colágeno na superfície da pele.
No entanto, além do aparecimento devido o crescimento na puberdade, as estrias também podem aparecer por conta da obesidade, efeito sanfona, gravidez, entre outros fatores que podem gerar o esticamento da pele.
Todavia, o aparecimento de estrias na adolescência acaba incomodando diversos jovens, no entanto, existem diversos tratamentos que podem diminuir os impactos estéticos no corpo.
Se você quer saber tudo sobre estrias na adolescência, quais as causas, o que pode ser feito para prevenir e tratamentos eficazes, acompanhe o post e saiba tudo sobre esse assunto!
Causas das estrias na adolescência
O surgimento de estrias na adolescência acontecem por diversas causas e difere-se quando comparamos os motivos entre os meninos e as meninas.
Contudo, trata-se de um efeito normal que o corpo apresenta, devido ao efeito da puberdade, quando o corpo da pessoa passa por diversas transformações, preparando-se para chegar a fase adulta.
Dessa maneira, podemos afirmar que as estrias aparecem devido o rompimento das fibras colágenas e isso pode acontecer nos adolescentes por alguns motivos naturais.
Podemos destacar dentre alguns motivos para o aparecimento de estrias nas meninas a redistribuição de gorduras devido o aumento das nádegas, seios e coxas, por exemplo.
Já nos meninos as estrias na adolescência são mais comuns o aparecimento horizontal, no dorso principalmente, devido o efeito estirão.
Além disso, outros fatores podem desencadear o aumento de estrias na adolescência como a má alimentação, sedentarismo, obesidade, entre outros fatores.
É possível prevenir estrias de crescimento?
Segundo especialistas, as estrias na adolescência podem ser prevenidas se os jovens tomarem alguns cuidados com a sua saúde e alimentação.
Ou seja, eles podem prevenir o problema com uma alimentação regular e saudável, evitando o ganho de peso excessivo. Além disso, medicamentos como corticóides usado na infância também podem influenciar no aparecimento de estrias, pois deixam o colágeno menos resistente.
Ademais, o uso de hidratantes podem auxiliar no fortalecimento e hidratação da pele, contribuindo para maior resistência ao aparecimento de estrias.
Todavia, a prática de esportes para manter a saúde do corpo em dia, também é fundamental para minimizar os impactos das estrias na adolescência.
Por fim, o acompanhamento com um dermatologista é essencial para quem sofre muito com as estrias. Afinal, esses especialistas podem indicar o melhor tratamento para que as estrias sumam o mais rápido possível, tendo em vista que quanto antes começar o tratamento, maiores as chances delas sumirem.
Tratamentos para estrias na adolescência
A melhor maneira de obter bons resultados com as estrias é identificá-las logo quando elas surgirem.
Pois, os tratamentos tendem a ter maior eficiência devido à circulação de sangue na região, podendo renovar os tecidos, conseguindo eliminar os vasos vermelhos.
Dentre as principais opções para tratamento de estrias na adolescência, podemos destacar:
- Utilização de cremes tópicos: Produtos a base de ácido retinóico são indicados por dermatologistas, afinal eles estimulam a produção de colágeno nos locais que apresentam estrias.
- Esfoliação da região: Esfoliar a região com uma bucha vegetal ou cremes esfoliantes podem amenizar o problema. Segundo especialistas aplica-se o produto de 3 a 5 minutos e realizar o procedimento 2 vezes por semana.
- Receitas caseiras: Alguns produtos caseiros podem estimular a circulação do sangue e contribuir para saúde da pele, melhorando o aspecto das estrias. Dentre as melhores opções estão: Óleo de amêndoas, óleo de coco, azeite de oliva, mel e borra de café.
- Microdermoabrasão: Trata-se de um tratamento que atenua a região afetada pelas as estrias, pois favorece a produção de colágeno e elastina.
Por fim, vale destacar a extrema importância do adolescente ou responsável procurarem um dermatologista para indicar o melhor tratamento para a pessoa.
Afinal de contas, somente com a devida indicação de um especialista o tratamento tende a ter melhores resultados.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre estrias na adolescência?
Não deixe de ler também – Radiofrequência Corporal – O Que É | Cuidados | Tudo Sobre!.