Tudo sobre【MESOTERAPIA】– Funciona? + Dicas e Cuidados
Existe uma série de tratamentos estéticos para cuidar do corpo, e uma das tendências é a mesoterapia, um tratamento bastante versátil e que pode resultar em muitos benefícios.
E apesar de ser uma tendência do mundo estético, você sabe o que é mesoterapia? Se você já ouviu falar sobre esse tratamento, mas não faz ideia o que é, no post respondemos a todas as dúvidas sobre a técnica e ainda reunimos os principais benefícios que o tratamento pode trazer.
Conteúdo
Dúvidas frequentes – FAQ
O que é mesoterapia?
A técnica também é conhecida por intradermoterapia, e tem origem francesa e datada dos anos de 1952.
A técnica foi desenvolvida pelo médico francês Michel Pistor, e é utilizada na medicina estética como uma forma de procedimento menos invasivo.
A técnica consiste em fazer aplicações, através de agulhas, de combinações de enzimas, vitaminas, minerais e outros compostos que podem ser injetados a fim de promover a queima de gordura localizada, combate a celulite, estímulo da produção de colágeno, combate a flacidez e as estrias.
Como funciona a técnica? Dói?
A técnica consiste na aplicação de injeções na derme, ou seja, no tecido abaixo da pele e na região a ser tratada.
Assim, são aplicadas diversas injeções, da combinação adequada para o tratamento, através de agulhas bem fininhas que atingem a segunda camada da pele.
O tratamento faz as aplicações com uma quantidade mínima de medicação e profundidade que pode atingir de 0,5 a 4 mm, de modo a promover os benefícios da técnica para a região tratada.
O procedimento é praticamente indolor, e é possível sentir apenas algumas picadinhas da agulha fininha que é inserida na pele, mas a sensibilidade pode variar de acordo com cada pessoa e também com a região a ser tratada.
Para quem é indicado?
O procedimento consiste em fazer combinações de medicações através da necessidade da área a ser tratada. Assim, é possível utilizar o tratamento em diferentes regiões para combater vários problemas ou incômodos estéticos.
Assim, o procedimento de intradermoterapia é indicado para pessoas com:
- Gordura localizada: a gordura localizada pode ser combatida através da composição de medicamentos lipolíticos, que ajudam na quebra da gordura de modo a aumentar metabolismo basal e melhorar a circulação para eliminar a gordura através da drenagem linfática.
- Celulite: a aplicação de injeções também funciona para pessoas com graus I, II e III de celulite, e esses medicamentos aumentam o metabolismo é melhoram a circulação, tratando as celulites já existentes e evitando a formação de novas celulites.
- Flacidez: O procedimento pode ser utilizado para combater a flacidez corporal e facial. Desse modo, a combinação de medicamentos estimula a formação de novas fibras de colágeno e ativa a circulação, de modo a melhorar o aspecto da pele para combater a flacidez.
- Estrias: As aplicações de injeções podem ser utilizadas para estimular a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e evitando o surgimento de novas estrias. A técnica também pode ser considerada um tratamento para estrias, uma vez que pode regenerar fibras inflamadas, consideradas estrias vermelhas e roxas, e evitar que essas estrias se desenvolvam para estrias brancas.
Quais os benefícios da mesoterapia?
A composição das injeções é desenvolvida para cada caso, por isso, pode ser utilizado em diferentes tratamentos e traz benefícios diferenciados para cada região tratada.
Assim, os principais benefícios do uso dessa técnica são:
- Redução de medidas – ajuda no combate e eliminação da gordura localizada;
- Redução de celulite – aumenta as atividades metabólicas, melhorando a circulação e o aspecto da pele;
- Redução de estrias – estimula a produção de colágeno e trata inflamações que geram estrias brancas;
- Rejuvenescimento facial – ajuda a suavizar as rugas e marquinhas de expressão;
- Tratamento capilar – combate a queda de cabelo e pode estimular o nascimento de novos fios.
Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões pode variar de acordo com cada caso, e por isso é necessária a avaliação individual de cada paciente.
Assim, a recomendação varia em média de 5 a 10 sessões para cada tipo de tratamento, e as sessões duram em média 30 minutos.
A realização das sessões pode ser feita em intervalos semanais ou quinzenais, e os resultados passam a ser vistos gradualmente com a realização de novas aplicações de injeções.
Quanto custa em média? #preço
O preço do tratamento pode variar de acordo com diversos fatores, como região do país, quantidade de sessões a serem realizadas, e até mesmo a área a ser tratada.
Assim, o preço médio de cada sessão varia entre R$ 250,00 e R$ 300,00.
Existem riscos ou contraindicações?
Assim como qualquer outro tratamento, a mesma terapia é contra indicada para casos específicos, como:
- Grávidas,
- Lactantes,
- pessoas com lesões de pele na área a ser tratada,
- pacientes com doenças autoimunes,
- pessoas com alergia aos componentes que serão utilizados no tratamento.
O tratamento minimamente invasivo não traz muitos riscos, e uma das possíveis complicações é a possibilidade de ter uma infecção por microbactérias, que pode acontecer caso não haja assepsia adequada durante a técnica.
Para evitar tal risco, escolha uma clínica e um profissional habilitado para a realização da técnica, seguindo todas as recomendações sanitárias para fazer o procedimento de forma segura.
Cuidados antes e depois da mesoterapia
Para que a realização do tratamento aconteça de forma segura e que os resultados sejam eficientes, é necessário seguir algumas recomendações pré e pós procedimento.
Pré procedimento
- No dia da sessão deixa a pele bem limpa não utilize cremes ou óleos corporais.
- Não faça sauna antes da sessão, uma vez que o vapor age como um vasodilatador, podendo aumentar as chances de sangramentos e até mesmo de manchas roxas após as injeções.
- Nos dias que precedem a técnica, não faça uso de remédios com ácido acetilsalicílico na composição, como Aspirina. O ácido acetilsalicílico pode deixar o sangue mais fluído e permitir que a pele fique com hematomas após o procedimento.
Pós procedimento
- Após a realização da mesoterapia, evite a exposição ao sol e a temperaturas extremas, uma vez que a pele sensível pode ficar como manchas no local das aplicações das injeções.
- Use compressas geladas nas áreas que foram tratadas, diminuindo o desconforto pós procedimento e as chances de formação de hematomas.
- Evite o uso de jeans ou roupas muito justas, que podem prejudicar a cicatrização e causar incômodo nas áreas tratadas.
- Durante as primeiras 48 horas após a sessão, não utilize cremes outros dermocosméticos, a não ser que seja uma indicação médica, evitando provocar reações inflamatórias nas áreas tratadas.
- Não faça depilação na área tratada durante as primeiras 24 horas pós sessão.
Você já fez esse procedimento? Se sim, conte-nos como foi a experiência e o que achou dos resultados.