Estrias vermelhas – Causas | Tratamentos | Como prevenir?

As estrias vermelhas incomodam muitas pessoas, mas não é todo mundo que sabe por que elas surgem e como preveni-las. Se esse é o seu caso, está no lugar certo para entender melhor.

Tais marquinhas já são antigas inimigas de quem as têm – sobretudo das mulheres. Mas ao conhecer suas causas, como elas podem ser evitadas e possíveis tratamentos pode ajudar muito a diminuir a ira contra elas 🙂

Estrias vermelhas 1

Conteúdo

Quando elas surgem vermelhas podem assustar bastante. Será que é a coloração normal? Elas vão mudar de cor? O que significa ter esse tipo de estria na pele? São muitas questões que merecem ser esclarecidas

Nós iremos traçar as principais características das estrias vermelhas, explicar o porquê de demais tonalidades e se existe algum tratamento. Acompanhe!

O que são estrias?

As estrias não são simplesmente manchinhas na pele. Elas são consideradas cicatrizes que se formam após a ruptura de fibras de colágeno e elasticidade da derme. Geralmente, tal ruptura acontece por conta de um estiramento abrupto da pele.

Esse trauma ocasiona em pequenas listras aparentes na superfície da pele. Em raros os casos elas coçam ou ardem, mas de modo geral não geram sintomas antes, durante ou depois de seu surgimento.

Não há diferentes tipos, mas sim diferentes tonalidades, as quais podem gerar incômodos estéticos principalmente. Em algumas, existe a indicação de que está havendo um processo inflamatório, em outras, sabemos que já houve uma atrofia das cicatrizes.

Imagem das estrias vermelhas clinica de estetica girro
Veja em detalhes o que ocorre com a derme quando surgem as estrias – Fonte: Clinica de Estética Girrô

Quais as principais causas?

As principais causas para as estrias vermelhas e de demais colorações estão normalmente ligadas a um esticamento anormal da pele, de forma muito rápida. Quando ela se estica demais de maneira abrupta as fibras colágenas se rompem, formando as estrias.

O estiramento da pele pode ocorrer em muitas faixas etárias e em pessoas de todos os biotipos. Veja quando isso acontece geralmente:

  • Estirão na adolescência – Meninas e meninos podem ser acometidos por estrias na fase do estirão, que ocorre entre 12 e 15 anos de idade. Nas meninas é mais comum surgirem nas coxas e nos glúteos, nos meninos, nos ombros e nas costas.
  • Gravidez – As mulheres podem sofrer com as estrias vermelhas na gravidez. Elas surgem principalmente na região abdominal, naturalmente por conta da pele se adaptando ao crescimento da barriga.
  • Aumento de peso – Pessoas com sobrepeso e obesas, em sua maioria, apresentam estrias.

Estrias vermelhas

  • Efeito sanfona – Emagrecer e engordar de forma brusca diversas vezes, o conhecido ‘efeito sanfona’ pode ocasionar em estrias vermelhas, roxas e brancas.
  • Prótese mamária – Pessoas que colocam silicone na região dos seios também podem perceber estrias após a cirurgia plástica. Afinal, a pele precisará se estender para receber as próteses.
  • Anabolizantes – Quem faz uso de anabolizantes correm o risco de estrias em determinadas regiões do corpo que sofrem crescimento abrupto. Assim como quem abusa da musculação.
  • Fatores hormonais – Podem ser alterações genéticas ou então por conta do uso de hormônios sintéticos em excesso, como estrógeno e os adrenocorticais.
  • Problemas de saúde – Alguns problemas de saúde, sobretudo os endócrinos, podem ter como sintoma as estrias, geralmente largas. Deverão ser investigadas por um especialistas.

Essas são as principais causas do surgimento das estrias. Para você ver como podem acometer homens e mulheres, jovens e adultos. Há fatores externos que aumentam as probabilidades, assim como existem pessoas que podem ter predisposição para o problema e outras não.

Como prevenir e evitar as estrias?

As estrias podem parecer inevitáveis, afinal, elas acometem a maioria das pessoas, independente do sexo.

Mas segundo especialistas, é possível evitar que elas apareçam com certas práticas. Elencaremos a seguir os principais cuidados que você pode tomar para ajudar a pele a se manter estável e com boa elasticidade. Confira:

Alimentação balanceada

A saúde de nossa pele depende muito do que colocamos na dieta diária. As dicas principais é reduzir o consumo de açúcar e gorduras trans, além de aumentar a quantidade de vegetais, grãos e oleaginosas, ou seja vitaminas e gorduras boas.

Vitamina C

Os alimentos que contêm altas doses de vitamina C são super indicados para garantir à pele uma boa aparência e elasticidade, evitando assim, o surgimento de novas estrias.

Pele sempre hidratada

Não há indícios de que cosméticos anti-estrias retiram as existentes. Porém, cremes hidratantes ajudam, sim, a prevenir que elas apareçam. Isso por que eles mantem a pele bem hidratada, se valendo como um bom produto para qualquer pessoa, sobretudo para evitar as estrias vermelhas na gravidez.

Hidratação da pele nas estrias vermelhas na gravidez
Hidratação da pele previne as estrias vermelhas na gravidez

Peso estável

Como falamos no tópico sobre as principais causas, o aumento de peso abrupto e o conhecido ‘efeito sanfona’ são fatores para o surgimento das estrias vermelhas e de demais colorações.

Sendo assim, manter um peso estável, sem oscilações muito altas, vai lhe ajudar a deixar as estrias bem longe de sua pele!

Atividades físicas

Uma rotina de exercícios físicos regular pode aumentar o nível de firmeza da pele. Ela estará preparada para agir contra efeitos destrutivos das fibras de colágeno.

Só preste atenção no excesso de atividades, bem como na intensidade delas. Como evidenciamos anteriormente, o excesso, principalmente de musculação aliado ao uso de anabolizantes, pode favorecer o aparecimento das estrias.

Ingestão de água

Falamos acima sobre manter a pele hidratada com a ajuda de cremes hidratantes, mas há outra forma de hidratação que é super eficiente: tomar água. Segundo especialistas, é preciso beber pelo menos dois litros de água por dia.

Detalhe das estrias vermelhas
Detalhe de como são as estrias vermelhas

Estrias vermelhas, roxas e brancas – Qual a diferença?

Bom, chegamos a um tópico que pode responder a dúvida de muitas pessoas, inclusive a sua. Afinal, qual é a diferença entre as estrias vermelhas, roxas e brancas?

As três colorações podem aparecer em todas as pessoas que têm estrias, a saber. Mas cada uma delas representa uma fase dessas cicatrizes. Conheça as informações sobre elas:

  • Estrias vermelhas

As estrias vermelhas indicam que a pele sofreu uma ruptura recentemente. Ou seja, é a coloração das novas estrias. Esse tom avermelhado significa que ali na região ainda há fluxo sanguíneo. Nesse caso, o tecido ainda não está totalmente danificado.

A saber, o próprio organismo atua para tentar restaurar a derme, mas também é a fase ideal para ocorrer tratamentos estéticos para evitar o envelhecimento dessas estrias. Quando ultrapassa esse estágio, contudo, fica mais complicado de amenizá-las.

Quando se trata de estrias vermelhas na gravidez, vale lembrar, não é indicado expor a pele a qualquer tratamento estético mais aprofundado. Deve-se somente fazer uso de cremes hidratantes, principalmente aqueles indicados pelos especialistas.

Também podemos falar de possíveis sintomas relacionados às estrias vermelhas. Os mais lembrados pelos profissionais são a coceira e a ardência, mas ambos não afetam todas as pessoas.

Estrias vermelhas na gravidez
Estrias vermelhas na gravidez
  • Estrias roxas

As estrias que possuem a coloração roxa também indicam que essas marcas estão em sua fase inicial, mas um passo à frente no processo inflamatório. É uma variação das estrias vermelhas, podendo ser confundidas com hematomas algumas vezes por serem arroxeadas.

Estrias roxas
Estrias roxas
  • Estrias brancas

Quando as estrias ficam esbranquiçadas quer dizer que já passaram pelo processo inflamatório e perderam o potencial de se regenerar. Na região já não há tanto fluxo sanguíneo, por isso deixaram de ser avermelhadas ou roxas e aparecem pálidas.

Os tratamentos nesse caso tendem a ser mais invasivos e com menores chances de efetividade.

Estrias brancas
Estrias brancas

Estrias vermelhas saem? – Melhores tratamentos

Há muitas controvérsias quando o assunto é tratamento para estrias. A discussão divide opiniões entre os especialistas em dermatologia, mas muitos defendem que em alguns casos é possível sim removê-las totalmente. Mas isso no caso das estrias avermelhadas, que são as mais recentes.

De acordo com profissionais, o tratamento correto pode funcionar por que as estrias vermelhas ainda não sofreram o processo de cicatrização e fibrose. Eles lembram, porém, que não há como ocorrer o desaparecimento completo das marcas. Elas somente são amenizadas.

Estrias vermelhas podem ser amenizadas
Estrias vermelhas podem ser amenizadas, mas não desaparecem totalmente

Selecionamos tratamentos que ajudam a deixar as estrias vermelhas bem menos visíveis e aumentar sua autoestima!

Ácidos e procedimentos estéticos

O uso de ácidos, como por exemplo o retinóico ou glicólico, costuma ser bastante indicado por dermatologistas.

Esses mesmos profissionais também podem sugerir procedimentos como laser, IPCA (Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas) ou peelings. Quaisquer opções dessas, porém, sempre devem ser administradas pelos especialistas.

Produtos cicatrizantes

As estrias vermelhas podem ser amenizadas com a hidratação da pele por meio de cremes cicatrizantes e hidratantes. Isso vale tanto para quem já possui estrias quanto para quem deseja evitar o surgimento delas.

Exemplo de estria vermelha
Exemplo de estria vermelha

Esfoliação da região

Esfoliar a pele com buchinha vegetal ou então com cremes esfoliantes pode ser uma saída para amenizar o aspecto das estrias. De acordo com especialistas, esse produto deve ser aplicado sobre as estrias por 3 à 5 minutos, durante o banho, friccionando-os. Fazer isso 2 vezes por semana é o mais indicado.

Sem coçar!

Muitas estrias, ao nascerem, provocam intensa coceira. Segundo alguns profissionais, coçar a pele nessa fase inicial pode gerar um agravamento nas cicatrizes.

Esfoliação na pele com estrias
Esfoliação na pele com estrias

Óleo de mosqueta

Por fim, podemos colocar o óleo de Rosa Mosqueta no hall das possibilidades de tratamentos. Apesar de não haver estudos comprobatórios sobre sua real eficiência, há usuários que admitem que tal cosmético consegue disfarçar estrias e cicatrizes. A saber, suas principais funções seriam alisar e clarear a pele.

Leia + sobre possíveis soluções para as estrias → Radiofrequência Corporal – O que é | Cuidados | Tudo Sobre!


E então, conseguimos tirar suas dúvidas sobre estrias vermelhas? Caso ainda tenha perguntas, pode deixá-las na sessão dos comentários aqui embaixo. ↓

Aproveite para ler outros artigos interessantes sobre o assunto:

Carboxiterapia para ESTRIAS – Funciona? + Fotos antes e depois

Tratamento caseiro para estrias – 5 receitas para fazer em casa!

Esperamos você mais vezes por aqui!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.