Ácido retinoico para estrias – O que é | Cuidados | Como utilizar

Ácido retinoico para estrias: será que funciona mesmo? Qual é a ação desse composto para acabar com esse incômodo? Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do produto, por isso é essencial esclarecer tudo. Para saber mais, vale acompanhar este guia completo sobre ácido retinoico.

Conteúdo

tratamento para estrias
Tudo sobre ácido retinoico no tratamento para estrias

O que é ácido retinoico?

Ácido retinoico, conhecido também como tretinoína, é um composto derivado da vitamina A. Especialistas revelam que sua atuação se dá diretamente no metabolismo do colágeno do corpo – a proteína responsável por dar sustentabilidade à pele.

Por isso, muitos estudos associam o ácido retinoico a vários tratamentos para a pele, sobretudo para evitar o envelhecimento desse que é o maior órgão do corpo humano.

Os retinoides atuam como ótimos antioxidantes e ajudam a evitar uma série de problemas de forma eficaz, desde a acne no rosto até temidas estrias.

Para que serve o ácido retinoico?

A principal função do ácido retinoico é prevenir o fotoenvelhecimento da pele, acabando com os sinais de desgaste que prejudicam a pele, assim como outros incômodos.

É comum que a radiação ultravioleta, a oleosidade, o ganho de peso e demais fatores modifiquem o aspecto da pele. Assim, surge escurecimento, acne, estrias, rugas e problemas que devem ser combatidos com alguns hábitos e tratamentos.

O ácido retinoico está incluído nessa lista, pois se destaca na eficiência em reparar o colágeno e estimular o corpo a produzir essa proteína. Assim, a pele fica renovada. Além disso, o retinol ajuda a evitar o entupimento dos poros, amenizar a oleosidade e melhorar toda a textura da pele.

Com tantas funções, esse composto funciona de modo eficiente contra estrias (principalmente as vermelhas, que são novas e finas), espinhas, rugas, sardas, problemas de aspereza da pele e manchas em geral.

Estrias
A produção de colágeno favorece o desaparecimento das estrias

Principais cuidados antes e depois

O ácido retinoico se destaca pelas vantagens, mas não pode ser usado sem prescrição médica. Portanto, você não poderá comprá-lo sem receita de um profissional.

O médico irá definir qual é o melhor produto e concentração do retinol a ser usado. A aplicação é simples e não exige cuidados, apenas uma boa higienização e secagem da pele para favorecer a absorção do composto.

Depois de passá-lo, mantenha o local protegido. Evite ao máximo expor a pele ao sol, caso contrário, pode ficar avermelhada, descamar e até aparecer manchas. Por isso, é indicado usar durante a noite, um pouco antes de dormir – ou conforme orientação do especialista.

Existem riscos ou contraindicações?

Embora seja muito eficaz, o ácido retinoico não é indicado para algumas pessoas, principalmente aquelas que possuem alguma infecção ativa na pele, como herpes ou rosácea.

Do mesmo modo, não deve ser aplicado na pele inflamada ou com queimaduras. É essencial que esteja saudável e sem nenhum tipo de adversidade. Além disso, especialistas não indicam o uso para pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol.

Vale destacar também a contraindicação do retinol para grávidas. Muitos profissionais revelam que o composto causa danos congênitos ao feto, por isso a utilização de produtos é completamente proibida.

como combater estrias
O combate às estrias não é fácil, mas alguns tratamentos podem ajudar

O ácido retinoico não é recomendado para mulheres que estão amamentando, pois afeta a saúde do recém nascido. O ideal é esperar cerca de seis meses após a gestação, mas o tempo pode mudar dependendo do caso. Por isso, é primordial consultar um médico.

Por fim, há pessoas que são sensíveis à substância e podem sofrer com alergias, vermelhidão da pele, sensação de queimação ou formigamento. Se isso acontecer, é essencial suspender o uso e procurar um especialista. Para atenuar os sintomas, é indicado usar hidratantes e protetor solar na área, desde que sejam liberados pelo profissional responsável.

Como utilizar ácido retinoico para estrias?

O ácido retinoico é um dos principais agentes para o combate das estrias. Como aumenta a produção de colágeno, favorece a regeneração da pele onde essas veias estão localizadas, atenuando o problema. Além disso, deixa a pele mais saudável e deixa a pigmentação uniforme, outro fator que ajuda a camuflar e eliminar as estrias.

A ação do composto é mais eficaz nas estrias vermelhas, pois são novas e mais propensas à reestruturação. Já em estrias profundas, como as brancas, o produto ajuda a atenuar seu aspecto. Junto a outros tratamentos, garante um bom resultado.

A utilização do ácido retinoico para estrias é simples. Basta aplicar diretamente na pele afetada. A frequência varia caso a caso e conforme a orientação do especialista.

Os resultados aparecem com o tempo, cerca de seis meses após o início do tratamento. Segundo muitos estudos, o retinol reduz bastante o comprimento e largura das estrias, principalmente aquelas que surgiram recentemente.

Dicas de produtos com ácido retinoico

A utilização do ácido retinoico é feita com alguns cremes que possuem esse composto em sua formulação. A concentração depende da indicação de cada especialista, por isso é comum que o produto seja manipulado em farmácias – de acordo com a receita médica.

Há muitas opções disponíveis, tanto os cremes à base de vitamina A quanto opções que combinam o retinol com ácido glicolico, hidroquinona, vitamina C e ácido hialurônico.

tratamento com acido retinoico
Exemplo de creme manipulado com ácido retinoico na composição

Linhas de cosméticos voltando ao peeling e cuidados com a pele possuem uma concentração mínima de vitamina A. Por isso, não causam grandes efeitos contra as estrias.

Portanto, o melhor produto à base de retinol deve ser manipulado conforme a prescrição do especialista, que avaliará a situação do paciente e indicará o melhor tratamento.

Resultados de ácido retinoico para estrias – Antes e depois

Os resultados de ácido retinoico para estrias são realmente eficazes. Veja algumas fotos antes e depois e surpreenda-se.

uso de Ácido retinoico para estrias
Os resultados são impressionantes em várias áreas do corpo
estrias antes e depois
As estrias nas pernas praticamente desaparecem
como usar Ácido retinoico para estrias
Resultado após o tratamento com ácido retinoico
Ácido retinoico para estrias
As estrias brancas ficam totalmente atenuadas após o tratamento
Ácido retinoico para estrias resultados
Ácido retinoico para estrias antes e depois
Ácido retinoico para estrias como usar
O aspecto das estrias muda bastante
acido para estrias antes e depois
Ácido retinoico para estrias na barriga
Ácido retinoico para estrias antes e depois
Ácido retinoico para estrias vermelhas

De fato, o ácido retinoico para estrias pode ajudar bastante a acabar com esse problema que afeta muitas pessoas. Procure seu médico e conte a ele seu interesse em usar o composto. Siga as orientações do profissional e leve o tratamento a sério. Assim, os resultados serão impressionantes.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia completo sobre o tema. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.