Tratamento caseiro para estrias – 5 receitas para fazer em casa!
As estrias afetam muitas pessoas, mas há algumas soluções que ajudam a atenuar esse incômodo. Há diversos tipos de tratamento caseiro para estrias que realmente funcionam.
Você pode usar uma série de produtos e insumos que, paralelamente a outros hábitos, deixam seu corpo livre desse problema. Então, que tal conhecer os melhores? Preparamos um conteúdo completo para você seguir passo a passo. Leia o post e informe-se.
Conteúdo
O estiramento da pele leva ao aparecimento de faixas de diferentes cores que ficam evidentes e causam muito incômodo, sobretudo nas mulheres. Essas linhas são chamadas de estrias, que se formam devido há destruição das fibras de colágeno, principalmente na época da puberdade, no ganho de peso rápido ou na fase da gravidez.
As estrias não causam grandes sintomas, mas não são bem vistas sobretudo em questão estética. Ocorrem em áreas como abdômen, seios, coxas, glúteos, ombros e até nos braços. Por isso, muita gente prefere deixar essas partes cobertas para evitar que as estrias fiquem visíveis.
Entretanto, alguns tratamentos ajudam a acabar com essas linhas – ou, pelo menos, atenuá-las. Além de opções mais sofisticadas, como o uso de ácidos ou laser, alguns tratamentos caseiros são indicados.
Principais causas das estrias
De acordo com especialistas, as principais causas das estrias são:
- Ganho de peso
- Fatores genéticos
- Gravidez
- Uso de anabolizantes
- Tratamentos com corticoides
- Fatores hormonais
- Colocação de prótese mamária (silicone)
Vale destacar que as estrias atingem homens e mulheres, sobretudo na fase da puberdade, e podem ser recentes ou antigas. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor contribuirá para o seu desaparecimento.
Como prevenir e evitar estrias?
A prevenção é a melhor forma de evitar o aparecimento das estrias. Para isso, você deve:
- Praticar exercícios físicos regularmente
- Beber muita água (dois litros por dia)
- Hidratar a pele diariamente, sobretudo áreas como abdômen, coxas e glúteos
- Evitar o ganho de peso, ainda mais de forma rápida
- Pegar leve no consumo de gorduras, doces e alimentos de baixo valor nutritivo
- Fortalecer a alimentação com frutas ricas em vitamina C e E, bem como fontes de zinco – que tem ação cicatrizante na pele – e silício, que contribui para a elasticidade da pele
- Nunca usar anabolizantes e produtos contraindicados pós-treino
- Fazer massagens localizadas em áreas propensas ao aparecimento de estrias.
Dicas de tratamento caseiro para estrias
Anote dicas de tratamento caseiro para estrias e siga passo a passo.
Creme hidratante com óleo de amêndoas
Conforme salientamos, a hidratação da pele é essencial para evitar o aparecimento das estrias. Entre os cremes mais indicados está uma mistura de óleo de amêndoas com outros insumos. Para fazer, você precisará de:
- 100 ml de óleo de amêndoas
- 1 ampola de vitamina A
- Frasco de creme hidratante (de boa qualidade)
- 1 tubo de pomada para assaduras
Misture todos os ingredientes em um recipiente. Feche e armazene na geladeira. Use diariamente nas áreas mais afetadas por essas faixas brancas, vermelhas ou roxas.
Solução de vinagre e azeite
A solução de vinagre e azeite é muito procurada como tratamento caseiro para estrias. Entretanto, não devem ser usado juntos e ajudam apenas a atenuar o problema.
O azeite pode ser passado diretamente na pele para esconder as faixas brancas. Um bom complemento a outros tratamentos mais eficazes. Já o vinagre de maçã especificamente ajuda a diminuir a oleosidade da pele, por isso muitas pessoas usam para manter a pele saudável.
Manteiga de cacau para estrias
A manteiga de cacau está entre os melhores hidratantes naturais para a pele. Sendo assim, é ótima para atenuar estrias, desde que usada em paralelo com algum tratamento estético. Além disso, a manteiga de karité também tem a mesma propriedade.
Suco de limão para estrias
O suco de limão é rico em vitamina C, que é um preventivo essencial para estrias. De acordo com especialistas, atua diretamente na produção do colágeno, que dá elasticidade e sustentação à pele.
Por isso, o consumo é indicado, e não seu uso na pele – que é contraindicado, pois pode manchá-la caso seja exposta ao sol. Além disso, os cremes com ácido ascórbico são boas soluções.
Esfoliantes caseiros
Alguns esfoliantes caseiros podem ser preparados com produtos simples e acessíveis:
- 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas + 2 colheres de sopa de açúcar;
- 2 colheres de sopa de borra de café + 2 colheres de sopa de sabonete líquido;
- 1 xícara de café em pó + 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem (ou óleo de coco) + 3 colheres de sopa de sal marinho.
Aplique a mistura na pele diariamente. Para melhores resultados, mantenha a hidratação e use em complemento a tratamentos estéticos indicados especificamente para atenuar estrias.
Essas foram as nossas dicas de tratamento caseiro para estrias que realmente funcionam. Melhor que isso: podem ser feitos com ingredientes acessíveis de modo bem prático.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Aproveite e compartilhe também. Boa sorte e até mais.