O que causa estrias? – 9 principais causas e como evitá-las!
O assunto sobre estrias é bastante recorrente, afinal essas marquinhas que aparecem na pele são bastante comuns. Mas você sabe o que causa estrias?
Apesar de serem marcas bastante frequentes, é bastante comum a dúvida sobre como surgem e por que aparecem. E se você tem essa dúvida, é hora de ler o post e descobrir tudo sobre estrias, inclusive as causas para o aparecimento dessas marcas e também dicas de como prevenir.
O que são estrias?
Antes de entender o que causa estrias, é preciso entender o que são as estrias.
Nesse sentido, entende-se o que as estrias são formadas a partir de cicatrizações da pele. Essa cicatrização ocorre a partir da destruição de fibras elásticas e colágenas da pele.
A distensão da pele pode levar ao rompimento dessas fibras que estão em camadas mais profundas, e que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Assim, ao sofrerem distensão podem ter diminuição da espessura e consequentemente levar ao rompimento. Esse rompimento das fibras pode ter como consequências coceira e ardência região em que ocorreu a lesão.

Inicialmente, a diminuição da espessura dessas fibras é conhecida por uma inflamação, e somente depois de algum tempo e com um rompimento total da fibra é que ocorre a cicatrização.
Desse modo, existem 3 tipos de estrias – vermelhas, roxas e brancas.

As estrias vermelhas e arroxeadas são consideradas como estrias recentes, e podem apresentar coceira leve, indicando um processo inflamatório das fibras que sofreram distensão.
Já as estrias brancas são consideradas estrias mais antigas e representam as fibras que sofreram rompimento e atrofia, passando pelo processo de cicatrização e dando a característica esbranquiçada e levemente enrugada para a pele.
O que causa estrias?
Uma pergunta bastante comum é “o que causa estrias”, afinal sabendo a causa é possível tomar medidas que possam evitar essas lesões na pele.
A distensão excessiva ou abrupta da pele, desencadeando inflamação das fibras e consequentemente rompimento é uma das consequências mais comuns para o aparecimento de estrias, e podem estar relacionadas a situações como:
- Estiramento da pele durante o crescimento na adolescência;
- Gravidez;

- Perda e ganho de peso rapidamente, conhecido também por efeito sanfona;
- Uso de anabolizantes ou outros tipos de hormônios;
- Aumento excessivo de músculos causado por atividades físicas exageradas;
- Colocação de prótese ou expansores sob a pele, como silicone na região dos glúteos ou mamas;
- Obesidade;
- Uso prolongado de corticoides;
- Distúrbios alimentares como anorexia nervosa.
Dicas de como prevenir estrias
Depois de entender o que causa estrias, vamos às dicas do que fazer para evitar que essas lesões apareçam na pele.
Entre as dicas principais para evitar o aparecimento de estrias está o uso de cremes hidratantes e óleos corporais, que ajudam na hidratação da pele, e muitas vezes estimulam o fortalecimento das fibras colágenas e elásticas, evitando inflamações e rompimentos.

Outra dica importante é controlar o peso e a distensão abrupta da pele, que pode ser causada por outros fatores, como exercícios físicos exagerados.
A ingestão de água também pode ser importante para manter o corpo em pleno funcionamento e evitar a desidratação das células e também das fibras, deixando-as mais propensas a inflamação e rompimento
E no caso de um processo de gravidez, é inevitável a expansão da pele na região da barriga, das mamas e coxas. No entanto, é possível evitar as estrias durante a gravidez usando creme para estrias.
Lembrando que durante a gestação os cremes devem ser indicação médica e de uso liberado para grávidas.

Agora que você já sabe como são formadas e por que aparecem, é hora de adotar medidas de prevenção para cuidar da pele e evitar essas marquinhas.