Estrias em HOMENS – O que fazer | Como evitar | Tratamentos
Estrias em homens: quais são as causas? Como lidar com o problema? Quais são os melhores tratamentos?
Não são apenas as mulheres que sofrem com esses veios aparentes em diversas regiões do corpo, como o abdômen e o o quadril. Os rapazes também se incomodam com as estrias e buscam vários métodos para eliminá-las – ou, pelo menos, atenuá-las.
Por isso, vale entender melhor tudo sobre estrias em homens, as causas, como prevenir e diversos tratamentos eficazes. Preparamos este guia completo para você entender e dar um jeito de vez por todas nesse problema.
Principais causas das estrias em homens
Quais são as causas das estrias em homens?
Primeiramente, vale destacar que as estrias aparecem devido ao rápido estiramento da pele. São veios que começam discretos, mas adquirem uma coloração avermelhada e depois arroxeada. Se não tratadas, podem cicatrizar e ficam brancas, prejudicando a aparência da pele e causando um sério incômodo para as pessoas.
Segundo especialistas, são três as principais causas das estrias em rapazes, que atingem sobretudo a região das costas, o abdômen, o quadril e as nádegas:
Crescimento – o crescimento rápido e as alterações hormonais são grandes responsáveis pelo surgimento de estrias no corpo masculino. Na época da puberdade, os garotos crescem e as fibras de colágeno da pele acabam se rompendo, deixando as estrias visíveis. Por isso, é comum vê-las na região do quadril e abdômen nos rapazes que estão atingindo a fase adulta.
Além disso, há especialistas que dizem que a propensão genética também é um fator considerado. Embora não seja algo hereditário, se uma pessoa da família sofre com estrias, é comum que parentes diretos também tenham. Por isso, devem ser tratadas logo no início para evitar maiores problemas.
Ganho e perca de peso – o famoso “efeito sanfona” está entre as principais causas de estrias em homens. Se você ganha peso e depois perde rapidamente, é comum a pele esticar, deixando o tecido mais fraco e favorecendo o aparecimento das temidas estrias.
Esse processo acontece em curto período, por isso as estrias ficam evidentes em rapazes que engordaram e depois voltaram a perder peso. Por isso, seguir bons hábitos é essencial para a manutenção do peso e para evitar o efeito sanfona.
Musculação – quem ama musculação sempre se depara com esses veios na pele das costas e no abdômen. As estrias aparecem em pessoas que treinam bastante, pois o crescimento dos músculos favorece o estiramento da pele, levando a essas pequenas cicatrizes.
Isso acontece quando há certo exagero nos exercícios, pois a massa muscular não se forma de modo gradual. Imagine um corpo magro que, do nada, começa a inchar? A pele precisa ter um tempo ideal para se recuperar sem romper totalmente as fibras de elastina e colágeno.
Como evitar e prevenir estrias?
Felizmente, os homens contam com várias formas de evitar e prevenir estrias:
- Durante a fase da adolescência, o acompanhamento com o dermatologista é indicado, além do uso de óleos corporais que mantém a pele bem hidratada, amenizando o ressecamento e atenuando esse esticamento típico do crescimento.
- Seguir uma rotina com boa alimentação deixa a pele saudável, garante boa circulação do sangue e ajuda na reconstrução das fibras de colágeno e elastina.
- Ao fazer musculação, é essencial pegar leve nos exercícios, com um plano de treino ideal para seu biotipo. Não adianta exagerar para que os músculos cresçam rapidamente, pois as estrias surgirão e prejudicarão a pele.
- O uso de soluções caseiras e produtos mais potentes – como o ácido retinoico – previnem contra estrias e ajudam a eliminá-las ainda no início. Entretanto, é primordial consultar um profissional antes de testá-los.
Tratamentos para estrias em homens
Quais são os melhores tratamentos para estrias em homens?
Depois que surgem, as estrias vermelhas devem ser tratadas para que não cicatrizem completamente. Se isso acontecer, elas ficarão brancas e evidentes, causando um desconforto ainda maior.
Engana-se quem pensa que apenas as mulheres se preocupam com isso. Cada vez mais rapazes buscam tratamentos para eliminar e atenuar estrias, afinal, é ruim deixá-las à mostra quando se está sem camisa, com roupa íntima ou de banho.
Sendo assim, especialistas, indicam alguns procedimentos eficazes:
- Laser Fracionado
O laser a base de CO2 ajuda a combater a flacidez e as estrias. É aplicado diretamente na pele afetada, quebrando as células e estimulando a produção de colágeno.
Assim, acontece um processo de regeneração da pele, deixando as estrias brancas menos evidentes e as vermelhas praticamente imperceptíveis. Para bons resultados, é ideal fazer várias sessões.
Saiba tudo sobre esse procedimento no post exclusivo: Laser para estrias
- Radiofrequência corporal
Trata-se de uma das técnicas mais antigas contra estrias. Por meio de aparelho especial, eleva a temperatura da pele por meio da emissão de correntes de alta tensão.
Esse “choque” ajuda a estimular a produção de colágeno e elastina, levando a bons resultados logo nas primeiras sessões. Segundo especialistas, é um método indolor e muito efetivo.
- Ácidos
O uso de ácido retinoico e glicólico é interessante para renovar a pele, funcionando como uma espécie de peeling, atenuando o aspecto das estrias e favorecendo a saúde da derme.
Essas substâncias estão presentes em determinados cremes, mas podem ser manipuladas em farmácias conforme orientação de um especialista.
Além disso, dá para combinar esse procedimento com algumas soluções caseiras. Em nosso post de tratamentos caseiros para estrias você encontra várias opções e dicas.
Vale lembrar que quanto antes forem tratadas, melhores serão os resultados. Por isso, evite que as estrias fiquem arroxeadas e brancas. Previna e escolha o melhor tratamento assim que começarem a surgir no corpo.
Os cuidados com a saúde e a estética também deve ser preocupação masculina. As estrias em homens podem ser atenuadas, deixando seu corpo mais bonito e livre dessas rachaduras.
Enfim, esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto. Aproveite para deixar um comentário e compartilhar o conteúdo. Até mais!