Tudo sobre【ESTRIAS BRANCAS】– Causas e como tratá-las!
Estrias brancas: como acabar com esse problema que afeta diversas pessoas? Quais são as causas? E a diferença para os outros tipos?
Quando as estrias chegam a esbranquiçar, é necessário recorrer a uma série de hábitos e tratamentos para atenuar seu aspecto, afinal, ninguém gosta de ficar com esses veios à mostra.
Mas, como fazer isso? Para se livrar do problema, é importante entender melhor as causas, técnicas de prevenção e os tratamentos mais populares. Leia nosso guia completo e informe-se.
Conteúdo

O que são estrias?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estrias são sulcos ou veios que surgem na pele devido ao rompimento das fibras de elastina e colágeno. Essas fibras sustentam e dão firmeza à pele. Porém, quando rompem, viram cicatrizes e, com o tempo, mudam sua coloração.
As estrias surgem diferentes partes do corpo: nádegas, quadril, costas, barriga, coxas e seios. No início, são lineares e discretas. Depois, ficam grandes e aparentes – vermelhas, roxas ou brancas – o último estágio.
Embora atinjam frequentemente as mulheres, também são comuns nos homens, principalmente nos adolescentes e na região das costas.
Quais as principais causas?
A distensão excessiva da derme causa uma inflamação e depois a um rompimento das fibras elásticas e colágenas. Especialistas apontam alguns fatores que levam a essa situação:
- Crescimento rápido – na fase da puberdade, os adolescentes crescem bastante, principalmente os rapazes, levando a esse estiramento da pele;
- Exercícios físicos intensos e atividades frequentes de musculação;
- Colocação de expansores e próteses – como silicone nas mamas e no bumbum;
- Gravidez – o crescimento da barriga causa estrias na região da barriga e dos seios;
- Ganho rápido de peso e obesidade;
- Uso de medicamentos, como corticosteroides orais, injetáveis e tópicos.
Saiba mais sobre as causas das estrias em nosso post completo sobre o assunto.

Como prevenir e evitar as estrias?
Há várias maneiras de prevenir estrias:
- Manter a pele saudável e hidratada, principalmente durante a gravidez;
- Evitar o ganho rápido de peso;
- Beber pelo menos dois litros de água diariamente;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Ter uma boa alimentação, comendo frutas e vegetais que mantém a boa circulação do sangue;
- Recorrer a massagens e uso de cremes preventivos, além do uso de suplementos que favorecem a produção de colágeno pelo corpo.
- Buscar tratamentos e produtos para evitar estrias recomendados por um dermatologista.

Estrias brancas, roxas e vermelhas – Qual a diferença?
As estrias são classificadas em três tipos:
- Estrias vermelhas
As estrias vermelhas ou rosadas são recentes e superficiais. São classificadas como a primeira fase do problema, na qual há o rompimento preliminar das fibras de elastina e colágeno.
Como o sangue ainda circula na área, esses sulcos podem ser atenuados e até eliminados com tratamentos – como massagens, uso de cremes e outros procedimentos pouco invasivos.

- Estrias roxas
Com o processo de inflamação dos tecidos, as estrias adquirem uma coloração arroxeada. Nessa etapa, as estrias vão escurecendo e ficam mais aparentes.
Caso as estrias roxas não sejam tratadas, atingem o último grau. Esbranquecem e ficam difíceis de serem eliminadas.

- Estrias brancas
Quando não há mais circulação no local, as estrias embranquecem. Ficam estreitas, profundas e largas, prejudicando o aspecto da pele e causando grande incômodo.
As estrias brancas são resultado do estiramento total da pele. Além disso, há redução da melanina (pigmentação) no local e atrofia das células, por isso surgem marcas com aspecto de cicatrizes.
Segundo especialistas, elas são praticamente impossíveis de serem eliminadas. No máximo, os tratamentos ajudam a atenuá-las e deixá-las mais claras. Os procedimentos costumam ser mais intensos e invasivos, como o uso de laser ou jato de plasma, por exemplo.

Como tratar estrias brancas?
Quais tratamentos são indicados para camuflar estrias brancas?
Conforme salientamos, as estrias brancas não podem ser eliminadas totalmente. Todavia, alguns métodos trazem bons resultados e ajudam a atenuar seu aspecto, melhorando o visual da pele:
Laser
A técnica de laser é indicada para favorecer a circulação na área. As luzes fracionadas penetram na pele e melhoram a produção de colágeno e elastina. Após várias sessões, as estrias ficam menos estreitas e mais discretas, além de perder um pouco da cor esbranquiçada.

Jato de Plasma
Trata-se de uma injeção de gás ionizado diretamente nos tecidos afetados pelas estrias. A descarga gerada pelo plasma ajuda a pele a se regenerar, além de abrir os canais que melhoram a circulação do sangue e levam nutrientes ao local, renovando a pele.
O jato de plasma também é eficiente contra manchas, rugas e flacidez. Em estrias vermelhas, têm resultado rápido. Contra as brancas, demandam várias sessões até que fiquem camufladas.

Subcisão
Esse método cirúrgico ambulatorial é feito a partir de uma agulha que penetra na derme até os tecidos mais profundos, para causar micro lesões e um processo inflamatório na área. Isso é importante para estimular a produção de colágeno a partir da regeneração da pele.
A recuperação do local acontece cerca de 30 dias após o procedimento e pode durar até 60 dias até a total formação do colágeno. De acordo com especialistas, até as estrias brancas mais largam mudam totalmente de aspecto, causando maior conforto estético. Se associado a outros tratamentos contínuos, a pele se mantém renovada e com poucos sinais desses incômodos veios.

Tatuagem
Uma técnica que está se popularizando entre muitas pessoas é a tatuagem para cobrir estrias. De fato, leva a bons resultados imediatos, ainda mais se a tinta é preta e o estilo sombreado. Os desenhos são feitos geralmente nas nádegas, no abdômen e na barriga.

Embora sejam um grande problema para muitas pessoas, as estrias brancas podem ser camufladas com bons procedimentos e uma rotina de cuidados.
Siga as dicas do post e consulte um especialista regularmente. Um bom dermatologista analisará o problema e recomendará os melhores tratamentos.
Enfim, esperamos que tenha gostado do conteúdo. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.