Estria e Celulite【2020】– Diferenças | Causas | Tratamentos

A estria e celulite são quadros que fazem parte de uma grande parte das mulheres, mas também podem estar presentes no corpo masculino, e em muitos casos trazem causam incomodo.

E por incomodar tanto é cada vez mais comum ver tratamentos estéticos e dermocosméticos destinados ao combate de estria e celulite. Mas você sabe ao certo o que é cada um desses quadros e como e por que surgem?

Se você ainda tem essa dúvida e antes de recorrer a qualquer tratamento quer entender melhor o seu corpo, no post trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre estria e celulite, além de dicas de como tratá-las.

tudo sobre estria e celulite

 

Diferenças entre estria e celulite

É bastante comum confundir e achar que estria e celulite são as mesmas coisas, no entanto esses são quadros bem diferentes, e apesar de ambos trazerem resultados aparentes na pele, as estrias e celulites são quadros com causas e aparências diferentes e que podem surgir de maneira independente.

diferença entre estria e celulite
Os quadros são diferentes e apresentam diferentes aspectos na pele
  • Celulite: A celulite é um quadro que causa o aspecto de casca de laranja na pele, ou seja, a pele fica parecendo que tem pequenos furinhos.

Isso acontece porque as celulites aparecem por conta de uma alteração do tecido gorduroso da pele, que tem origem causado por toxinas que não são drenadas de maneira correta, e se acumulam na corrente sanguínea.

O acúmulo dessas toxinas costuma ser provenientes de alimentos gordurosos e problemas de circulação, o que faz com que o sangue fique com aspecto mais viscoso e tenha dificuldade de circular, resultando na compressão de células e afetando o tecido subcutâneo.

Assim, o corpo entende que há um processo inflamatório e consequentemente produz uma quantidade maior de colágeno para tentar combater a inflamação.

O excesso de colágeno produzido pelo corpo somado ao problema circulatório e ao sangue viscoso resultam na criação de nódulos, que dão origem a ondulações e a aparência de furinhos na pele.

As celulites costumam aparecer em regiões como coxas, bumbum e abdômen.

o que é celulite
As celulites deixam a pele com aspecto de furinhos

 

  • Estria: As estrias são resultado de uma espécie de cicatrização da pele, e essa cicatrização ocorre por conta do rompimento de fibras de colágeno e elastina, que compõem a pele.

As fibras de colágeno e elastina são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, e quando essas fibras sofrem processo de inflamação ou rompimento há o surgimento de estrias, que são marquinhas que podem aparecer em coloração branca, roxa ou vermelha.

As estrias roxas e vermelhas são consideradas estrias recentes, e representam o processo de inflamação das fibras de colágeno e elastina, e nesse ponto as fibras ainda não sofreram o rompimento.

Já as estrias brancas representam estrias envelhecidas, e caracterizam o processo em que as fibras de colágeno e elastina já se romperam.

o que é estria
Estrias representam processos de inflamação ou rompimento das fibras de colágeno e elastina

Como evitar e prevenir?

Antes de entender como prevenir e evitar celulites, é preciso entender o que pode estar associado ao surgimento desses furinhos na pele.

Fatores genéticos, alterações hormonais, aumento da gordura corporal, tabagismo e sedentarismo podem ser fatores associados ao surgimento das celulites. Então, uma excelente maneira de evitar esse quadro é tendo uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios.

como prevenir estrias e celulite
A alimentação saudável e balanceada pode prevenir ambos os quadros

Já o surgimento de estrias pode estar associado a fatores como repentinas mudanças no volume corporal, como efeito sanfona, gestação, rápido crescimento na adolescência, colocação de próteses de silicone, excesso de atividades físicas e musculação, questões hormonais e uso de medicamentos, como corticoides.

Para evitar que as fibras sofram com inflamação ou rompimento, é indicado manter o peso sob controle, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e manter a pele hidratada consumindo bastante água e utilizando cremes, que ajudam a manter as fibras de colágeno e elastina mas firmes, evitando processos de inflamação ou rompimento mesmo diante de ganho de peso ou alterações que levam ao esticamento da pele, como gestação.

como evitar estrias e celulite
O uso de cremes pode manter a pele hidratada e evitar estrias

Tratamentos para estria e celulite

E se você já sofre com estria e celulite, há diversos tratamentos estéticos que podem solucionar ou minimizar o aspecto dos furinhos da pele causadas pela celulite, ou o aspecto de inflamações ou manchas brancas causadas pelas estrias.

Entre os tratamentos mais indicados para o combate à celulite estão:

  • Carboxiterapia,
  • drenagem linfática,
  • Cellutec,
  • Endermologia,
  • Massagem modeladora,
  • Radiofrequência.

tratamento estético para estria e celulite

Já os tratamentos para estrias podem ter resultados mais eficazes para as estrias recentes, roxas e vermelhas, que podem desaparecer totalmente e evitar o processo de rompimento através de tratamentos. Já s estrias brancas podem ser minimizadas, mas não são totalmente tratadas, uma vez que o processo de rompimento das fibras já aconteceu. Entre os tratamentos mais indicados para estrias estão:

  • Uso de cremes;
  • Uso e tratamentos a base de ácidos;
  • Carboxiterapia;
  • Peelings químico e de diamante;
  • Laser;
  • Striort.
tratamentos para estrias
Há diversas opções de tratamentos para estrias

 

Agora que você já sabe sobre cada um desses quadros, a melhor maneira é prevenir, mas se você já tem um ou ambos, os tratamentos podem ajudar a melhorar o aspecto da pele.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.