Estrias roxas – O que são, causas e como tratá-las!【2020】

Existem diferentes tipos de estrias e cada tipo pode apresentar características e indicações de tratamentos diferenciados. Por isso, antes de buscar pelos tipos de tratamentos, é preciso identificar o tipo de estria, reconhecendo se essa lesão na pele está branca, vermelha ou se classifica como estrias roxas, da qual iremos falar hoje.

E se você está com estrias arroxeadas na pele, não deixe de ler esse post para conhecer mais sobre o assunto e ver indicações de como tratar.

tudo sobre estrias roxas

 

O que são estrias?

As estrias são consideradas cicatrizes formadas em áreas propensas a distensão da pele, ou seja, quando há a destruição das fibras elásticas e colágenas, que estão presentes na pele e são responsáveis pela sustentação e elasticidade.

Assim, essas fibras são capazes de suportar um certo limite, que ao ser ultrapassado pode romper e formar essas lesões na pele, tendo como cores vermelhas, roxas ou brancas.

o que são estrias
As estrias são lesões da pele que aparecem com o rompimento de fibras de colágeno

Resumidamente, as estrias são formadas em virtude de um rompimento de colágeno na superfície da pele causando lesões aparentes.

Quais as principais causas?

Como já adiantamos no tópico anterior as fibras que compõem a pele são capazes de suportar um certo limite, e acima disso podem ter o rompimento de colágeno, causando as estrias.

Desse modo, alguns fatores são associados ao rompimento dessas fibras, como:

  • Efeito sanfona – Ganho ou perda de peso rapidamente;
  • Crescimento rápido na adolescência;
  • Excesso de exercícios sem acompanhamento profissional;
  • Gravidez;
  • Aplicação de implantes mamários ou de glúteos;
  • Uso de corticoides;
  • Ressecamento da pele.
causas para aparecimento das estrias
O aparecimento dessas lesões pode estar relacionado a elasticidade da pele

o que causa estrias

Assim, é possível constatar que as estrias estão muito associadas ao efeito de elasticidade da pele e também a outros fatores, como uso de determinados remédios e até mesmo a falta de hidratação.

Como prevenir e evitar as estrias?

Para evitar o aparecimento de estrias roxas, vermelhas ou até mesmo brancas, há algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Evitar o ganho ou perda de peso rapidamente;
  • Manter a hidratação da pele como uso de cremes hidratantes, óleos corporais e também a ingestão de água;
  • Cuidar da alimentação.
dicas para prevenir estrias roxas
A hidratação da pele é um fator importante para evitar o aparecimento de lesões

Estrias roxas, vermelhas e brancas – Qual a diferença?

É bastante comum a dúvida em relação aos tipos e cores de estrias. E se você quer entender sobre cada um dos tipos e as características dessas lesões da pele, vamos às explicações.

tipos e cores de estrias

  • Estrias vermelhas: Essas estrias costumam ser as mais recentes e aparecem quando a primeira camada da pele é esticada, permitindo ver a segunda camada, chamada de derme, região onde estão as fibras de colágeno e vasos sanguíneos, que são responsáveis pela coloração avermelhada das estrias. por ser um tipo de lesão mais superficial, as estrias avermelhadas são as mais fáceis de tratar e com maior capacidade de regeneração da pele.
  • Estrias roxas: As estrias roxas são as lesões na fase intermediária e comumente podem ser confundidas como as estrias vermelhas, uma vez que essa lesão pode ter características arroxeadas. As estrias roxas costumam ser uma variação entre as vermelhas e brancas, e os tratamentos podem apresentar bastante resultado e até recuperarem a pele lesionada.
  • Estrias brancas: Esse tipo de estria costuma ser causada pela ruptura de fibras da pele em uma camada mais profunda, o que deixa a lesão mais intensa e mais difícil de ser tratada. As estrias brancas costumam deixar a pele marcada, enrugada, e com coloração branca no local da lesão, uma vez que essa lesão para de receber a irrigação sanguínea, tendo como resultado a cicatrização da pele. Por ser um tipo de lesão mais intensa, as estrias brancas podem ser mais difíceis de tratar, e os tratamentos podem amenizar a coloração das estrias e disfarça-las, mas dificilmente solucionar completamente o problema.

Como tratar as estrias roxas?

O tratamento das estrias roxas pode trazer diversas opções que vão desde receitas caseiras, até tratamentos estéticos com acompanhamento profissional. E se você quer conhecer as indicações mais frequentes para tratar esse tipo de estria, vamos às opções:

 

  • Esfoliação: a esfoliação da pele é uma das opções de tratamento que pode ser feito em casa e de maneira fácil. Assim você pode fazer a sua esfoliação com uma buchinha vegetal ou usar cremes esfoliantes. A esfoliação deve ser feita sobre as estrias arroxeadas de 3 a 5 minutos, e a frequência deve ser de 2 vezes na semana para ter resultados positivos.
tratamento caseiro para tratar estrias
A esfoliação deve ser feita na região das estrias
  • Cremes: atualmente há uma série de bons cremes que podem ser utilizados nas estrias roxas como uma maneira de hidratar a pele, sanar a lesão, e evitar que novas estrias apareçam. Os cremes que costumam ser mais indicados são os que contém Q10 ou efeito tensor,, uma vez que são mais eficientes para o tratamento de estrias. No entanto, o uso desse tipo de produto deve ser uma recomendação médica, uma vez que as estrias devem ser previamente analisadas para identificar o creme ideal o seu tratamento.
  • Óleos: entre as opções que podem ser usadas para solucionar as estrias arroxeadas, estão o uso de óleos corporais, como óleo de amêndoas ou até mesmo o famoso óleo de rosa mosqueta. Além de ajudarem na hidratação da pele e evitarem a formação de novas estrias, também podem auxiliar no tratamento das estrias e cicatrização dessas lesões.
  • Tratamentos estéticos: os tratamentos estéticos também são grandes aliados para combater as lesões e ajudar na cicatrização da pele. Entre os tratamentos mais frequentes para cuidar de estrias estão uso de lasers, dermoabrasão, peeling, carboxiterapia, entre outros. Para escolher o tratamento certo, é indispensável a avaliação das estrias por um profissional da área estética ou médica.
tratamentos para estrias
Os tratamentos estéticos podem resolver essas lesões

 

Se você já teve esse tipo de estria, compartilhe conosco qual tratamento foi adequado para você e se for possível reverter essas lesões.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.