Estrias nos Braços – Causas | Tratamentos | Como Prevenir
As estrias nos braços tendem a causar bastante incômodo e por ficarem em uma região mais aparente, é comum quem tente escondê-las, seja com uma roupa com mangas ou com truques para disfarçar essas lesões.
Mas você sabe o porquê surgem estrias nos braços? Se essa é uma pergunta que você se faz constantemente e se você vem me lidando como essas lesões nessa região do corpo, no post explicamos tudo sobre as estrias nessa área, além de dicas para evitar e tratá-las.
Principais causas das estrias nos braços
Assim como em outras partes do corpo, as estrias são consequências de inflamações e rompimento nas fibras de colágeno e elastina, e resultam nessas lesões que ficam aparentes na pele.
Desse modo, o surgimento de estrias na região dos braços pode estar ligado a vários fatores que levam à inflamação e ao rompimento das fibras. Entre os principais fatores que podem levar ao surgimento dessas lesões nos braços estão:
- Aumento repentino da massa muscular – uma rotina intensa e pesada de exercícios, de forma desenvolver rapidamente músculos nos braços, pode fazer ao enfraquecimento das fibras e consequentemente à inflamação e ao rompimento.
- Ganho e perda de peso – a variação rápida e constante de peso, conhecido também como efeito sanfona, pode ser um dos causadores das estrias na região dos braços, uma vez que essa região tende a aumentar ou diminuir de acordo com a variação de peso.
- Uso de esteroides e anabolizantes – além de serem causadores de vários outros problemas relacionados a saúde, o uso de esteroides e anabolizantes também pode levar ao aumento rápido dos músculos e consequentemente ao surgimento de estrias.
- Uso de corticoides – o uso de medicamentos à base de corticoides por um tempo prolongado pode levar a perda de colágeno, enfraquecendo as fibras e causando o rompimento que dá origem às estrias.
Como evitar e prevenir estrias?
Na maioria dos casos as estrias nos braços podem ser evitadas; e para preveni-las é preciso seguir algumas recomendações como:
- Ter uma rotina de exercícios físicos com instrutor, que deve desenvolver um plano moderado para as atividades, aumentando de forma gradual a rotina de exercícios, e de modo que não force repentinamente o músculo e cause enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina.
- Manter os cuidados com a hidratação da pele, incluindo na rotina a ingestão ideal de água, e a hidratação da pele com o uso de cremes e óleos corporais, de modo a manter as fibras de colágeno e elastina resistentes.
- Ter uma dieta balanceada rica em nutrientes vergonha ajudando na saúde da pele e evitando várias ações constantes no peso . Entre as principais vitaminas para fortalecimento das fibras de colágeno e elastina, é interessante incluir grupos de vitaminas A, C e E na alimentação.
Como tratar estrias nos braços?
Depois que as estrias já surgiram na região dos braços, é ideal recorrer a tratamentos que minimizem a aparência dessas lesões.
As estrias roxas e vermelhas são lesões no processo de inflamação das fibras de colágeno e elastina, e são considerados estrias recentes, por isso é mais fácil de tratá-las e reverter completamente a aparência da pele, evitando o rompimento.
Já as estrias brancas são consideradas estrias envelhecidas, e caracterizam o rompimento das fibras de colágeno e elastina, desse modo, essas lesões podem ser sua suavizadas através de tratamentos para estrias, mas não é possível reverter o rompimento.
Alguns dos tratamentos mais indicados para as lesões na região dos braços são:
- Creme anti-estrias: o uso de cremes e pomadas para tratamento de estrias são bastante eficazes no processo inflamatório, fortalecendo as estrias que estão inflamadas e evitando o rompimento. Deste modo, esse tratamento é bastante eficaz para tratar estrias roxas e vermelhas, e evitar que essas inflamações se transformem em estrias brancas.
- Laser: Os tratamentos estéticos como laser agem na renovação da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, e fortalecendo as fibras. Além de evitar o surgimento de novas estrias, o laser também ameniza o aspecto das estrias já existentes.
- Ácidos: O uso de ácidos, como ácido retinoico e ácido glicólico, pode ser uma opção para renovação da pele e produção de colágeno. Assim, uso de ácidos suaviza a aparência de estrias já existentes e evita o surgimento de novas lesões. Apesar de bastante eficiente, o uso de ácidos não deve ser feito sem acompanhamento médico.
- Radiofrequência: Entre as opções de tratamentos oferecidos por clínicas estéticas, a radiofrequência é uma opção para tratar estrias, e age aumentando a temperatura da pele e do músculo, de modo a estimular a produção de elastina e colágeno. Assim, o tratamento evita o surgimento de novas estrias, e ameniza a aparência de estrias envelhecidas e trata as estrias recentes.
Você já teve problema dessas lesões nessa região do corpo? Se sim, conte-nos se procurou algum tratamento para amenizar a aparência das estrias e se tratamento foi eficaz para o seu caso.