Estrias nas pernas – O que fazer | Como evitar | Tratamentos

Estrias nas pernas incomodam muito as pessoas. Afinal de contas, essas marquinhas são muito comuns e praticamente todas as pessoas tem em alguma parte do corpo. 

Quando o assunto é estrias não faltam alternativas estéticas para eliminar ou amenizá-las. O aparecimento das estrias é algo normal, e em alguns momentos da vida pode ser inevitável. 

Se você quer saber tudo sobre estrias nas pernas, quais são as principais causas, como evitar o surgimento e tipos de tratamentos para estrias nas pernas, fique conosco no post e saiba tudo sobre este assunto.

Estrias nas pernas 1

Dúvidas frequentes – FAQ

Neste tópico vamos abordar as principais dúvidas sobre estrias, principalmente as que surgem nas pernas. Mas antes de tudo, precisamos entender o que são essas marquinhas que aparecem ao longo da vida. 

Estrias nas pernas 2

O que são estrias?

Estrias são cicatrizes que aparecem na pele em decorrência de um esticamento severo da pele. Que pode ocorrer por causa da gravidez, por exemplo. 

Ou seja, as estrias são formadas em decorrência do processo de cicatrização da pele. E só é possível cicatrizar com a destruição de fibras elásticas e colágenas da pele. 

Estrias nas pernas

Essas marquinhas na pele são o terror de muitas pessoas, tornam-se sua inimiga mortal e por causa disso muitas pessoas resolvem procurar ajuda e tratamentos. 

Quais as principais causas de estrias nas pernas?

Diversos fatores podem estar ligado ao aparecimento de estrias na perna. E isso pode ocorrer por alguns fatores como: 

  • Ganho de peso (Obesidade)
  • Efeito Sanfona(Ganho e perda de peso repentina)
  • Gravidez (Pode ocorrer o inchaço das pernas)
  • Fase de crescimento (Puberdade)
  • Má alimentação
  • Sedentarismo
  • Uso de anabolizantes
  • Aumento abrupto dos músculos em atividade física 
  • Entre outros

Pois é, diversos fatores podem estar ligados ao aparecimento das estrias. A maioria dele pode ser evitado se tiver um bom controle alimentar e físico. 

Porém, outros fatores como gravidez e fase de crescimento são mais difíceis ter o controle do que pode acontecer com o corpo. Afinal, é uma transformação natural do corpo. 

Estrias nas pernas 3

O que fazer para evitar as estrias?

Depois de aprender um pouco mais sobre estrias e como elas podem surgir, que tal ficar por dentro de algumas técnicas que podem ajudar a prevenir o aparecimento dessas marcas?

Vamos listar algumas dicas importantes contra estrias: 

Controle do peso: Controlar o peso é fundamental para conseguir evitar o surgimento de estrias. Se estiver com muita dificuldade de manter uma rotina equilibrada, procure ajuda de um especialista para conseguir realizar uma dieta saudável para o corpo, com alimentos e exercícios físicos.

As estrias são cicatrizes que surgem com o esticamento abrupto da pele
As estrias são cicatrizes que surgem com o esticamento abrupto da pele

Exercícios físicos na medida: Exagero é sempre prejudicial em qualquer coisa que você for fazer na vida. E com os exercícios físicos não é diferente, mantenha uma rotina de acordo com o que o seu corpo aguenta. Se possível, conte com a ajuda de um personal trainer para auxiliar nos treinos. 

Hidrate a pele: É primordial o uso de cremes hidratantes e óleos corporais para hidratação da pele. Fazendo isso, você estará estimulando seu corpo a fortalecer as fibras colágenas e elásticas. Evitando possíveis rompimentos e inflamações de maneira repentina.

Tratamentos podem amenizar os efeitos das estrias
Tratamentos podem amenizar os efeitos das estrias

Beba água: Hidrate seu corpo com bastante líquido, principalmente água, pois ela ajuda a manter o funcionamento do corpo, além de hidratar as células e fibras. 

Tabagismo e Álcool: O cigarro como é de conhecimento de todos não oferece nenhum benefício à saúde, além de prejudicar o funcionamento do corpo. Pode ajudar na inflamação da pele entre outros. 

O álcool pode ser ingerido com moderação, não exagere no consumo. Ele pode desidratar o corpo e ajudar no processo inflamatório e até mesmo no rompimento das células.

Estrias aparecem por diversos fatores
Estrias nas pernas aparecem por diversos fatores

Tipos de tratamentos para estrias nas pernas

Existem diversos tratamentos para estrias nas pernas e você pode escolher aquele que sentir-se mais à vontade para realizar. Tem desde os tratamentos profissionais como os caseiros.

Seguem algumas dicas:

Laser: Este tipo de tratamento é oferecido por clínicas estéticas e profissionais especializados. Consiste em disparos de laser na região afetada por estrias, estimulando a produção de colágeno e elastina na região. Em decorrência desses disparos, irá surgir uma pele nova na região.

Radiofrequência corporal: Esta técnica foi desenvolvida para aumentar a temperatura no local das estrias. Isso vai estimular a produção de colágeno e elastina, que são peças fundamentais no combate às estrias.

Leia mais: Radiofrequência Corporal – O que é | Cuidados | Tudo Sobre!

Tratamento para estrias procure um profissional especializado
Tratamento para estrias nas pernas procure um profissional especializado

A radiofrequência é feita através de um aparelho elétrico que transmite correntes de alta tensão pelo corpo. Essas correntes aumentam a temperatura que deve chegar a 40 graus Celsius. 

Camuflagem por tatuagem: O método de camuflar as estrias por meio da tatuagem está balançando o mercado. Há quem defenda e quem não indique. 

Se decidir fazer converse com o tatuador, veja trabalhos realizado por ele e tenha ciência dos riscos e benefícios.

Micropuntura: De forma bem básica, são feitos diversos furinhos na região das estrias. Isso é feito para estimular a produção de colágeno na região.

Ácido glicólico e retinóico: Ambos os ácidos agem na pele como um peeling. Esse tratamento busca estimular a criação de colágeno e elastina. Ambos irão ajudar na renovação da pele e amenizar a tonalidade das estrias.

Leia mais: Ácido glicólico para estrias – Benefícios | Como usar | Cuidados

Há pessoas que preferem um tratamento mais simples e em casa. Apesar de não terem comprovações científicas, podem ser testados por você, desde que não tenha alergia a nenhum dos ingredientes. Por exemplo:

  • Borra de café (Tem ação esfoliante sobre a pele)
  • Óleo de amêndoas (Ação hidratante a pele)
  • Cremes hidratantes
  • Cicatricure (Cicatrizante) 
  • Entre outros

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre estrias nas pernas. Cuide bem de sua saúde e procure um médico para tirar dúvidas mais aprofundadas!

Aproveita para ler também outros artigos relacionados:

Estrias em HOMENS – O que fazer | Como evitar | Tratamentos

Babosa para estrias – Benefícios + Dicas de como usar!【2020】

Tudo sobre MICROAGULHAMENTO para estrias •【2020】

Volte mais vezes para conferir outras dicas para eliminar de vez as estrias!

 
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.