Estrias na barriga – Causas | Como prevenir | Tratamentos
É bastante comum o incômodo em relação a estrias na barriga e muitas pessoas evitam expor essa região do corpo por conta dessas lesões que podem ficar aparentes dependendo da roupa ou até mesmo na praia ou piscina.
E se você sente esse incômodo por conta das estrias nessa região do corpo, é hora de falar sobre o assunto e descobrir as causas e tratamentos, que podem ajudar a solucionar ou minimizar essas lesões que causam tanto incômodo.
Conteúdo
O que são estrias?
Para entender o que são essas lesões na pele, é preciso entender o que são as estrias e como elas aparecem.
As estrias são cicatrizes formadas na pele, que sofre uma ruptura nas fibras elastina e colágeno.
Assim, as lesões podem aparecer nas cores vermelho ou roxo, indicando inflamações nas fibras e marcando a fase inicial das estrias, ou podem ser marcadas por estrias brancas, que são consideradas as fibras já rompidas e consideradas estrias mais antigas.
As estrias podem se formar por conta da distensão da pele, levando a inflamação ou ao rompimento das fibras, causado pela diminuição da espessura dessas fibras e consequentemente o rompimento.
Principais causas das estrias
A causa das estrias pode estar relacionada ao estiramento das fibras e consequente rompimento dessas fibras de elastina e colágeno. Esse processo de rompimento pode estar ligado a diversos fatores que causam estrias, como:
- Rápido estiramento da pele durante o processo de crescimento na adolescência;
- Esticamento da pele durante a gravidez;
- Perda e ganho de peso rapidamente, conhecido como efeito sanfona;
- Uso de anabolizante ou hormônios de crescimento da musculatura;
- Aumento excessivo e rápido de músculos, relacionado a atividades físicas exageradas;
- Implantação de próteses sob a pele, como próteses de mamas ou glúteos;
- Obesidade;
- Uso constante e prolongado de corticoides;
- Fatores hereditários;
- Distúrbios alimentares, que podem levar ao ganho e perda de peso rapidamente.
Como evitar estrias na barriga?
Depois de entender que as estrias na barriga podem ser formadas por diversos fatores, é possível evitar a formação dessas lesões nas fibras.
Para evitar esse tipo de lesão, é importante ter uma alimentação saudável e manter uma boa ingestão de água, mantendo o corpo hidratado e evitando o ganho e perda de peso rapidamente e constante, caracterizado pelo efeito sanfona, que é um vai e vem entre ganho e perda de peso.
Durante a gravidez é impossível restringir o aumento da barriga, nem é saudável essa restrição.
No entanto, é possível evitar as estrias de gravidez com métodos constantes de hidratação da pele, usando cremes de hidratação e óleos corporais na região da barriga, que ajudam a manter a pele hidratada e evitam o rompimento das fibras durante o crescimento da barriga.
Vale reforçar que o uso de cremes e óleos corporais devem ser de produtos específicos para a gestação, evitando substâncias contraindicadas para essa fase.
Tratamentos para estrias na barriga
Se as estrias na barriga causam muito incômodo, é possível buscar por tratamentos que ajudem a minimizar a aparência dessas estrias e até mesmo tratá-las, de modo que você se sinta melhor em expor o corpo. Parar para ajudar, reunimos algumas opções de tratamentos que costumam ser muito utilizados nessa região do corpo.
Laser
O laser fracionado é um tratamento que aquece a região tratada e provoca danos controlado em algumas camadas da pele, como epiderme e derme. Esse aquecimento e danos controlados estimulam o organismo a produzir mais colágeno, presente nas fibras do corpo, tratando as estrias e evitando novas lesões.
Radiofrequência
O tratamento de radiofrequência age na camada mais superficial da pele e tem como objetivo o estímulo na produção de colágeno, evitando o rompimento de novas fibras.
Peeling / Microdermoabrasão
Um tratamento que pode ser bastante eficiente para as estrias na barriga é a microdermoabrasão, conhecida como peeling de cristal ou diamante.
O peeling faz uma espécie de esfoliação através de atrito, promovendo a renovação celular e estimulando a produção de colágeno, o que ajuda a suavizar a aparência das estrias existentes e evitar a formação de novas estrias.
Creme
O uso de cremes para estrias também pode ser um tratamento para essas lesões. A escolha por cremes com princípios ativos que tratam estrias ou até mesmo com ácidos, pode ser eficiente na suavização das lesões e tratamento de estrias roxas e vermelhas.
Nesse caso, o ideal é ter acompanhamento médico para indicação de cremes adequados para o seu tratamento.
Como disfarçar as estrias? #dicas
Além dos tratamentos específicos para estrias na barriga, também é possível se render a técnicas para camuflar e esconder essas lesões na pele. Entre as opções mais frequentes para esse tipo de tratamento, estão:
- Uso de autobronzeadores: Uma maneira de esconder as estrias é através do bronzeamento da pele, que pode ser feito com o uso de autobronzeadores aplicados durante alguns dias sobre a pele para obter uma cor uniforme e que esconda as estrias. Atualmente, é possível encontrar esses autobronzeadores em diferentes texturas, como cremes e até mesmo sprays.
- Tatuagens para cobrir estrias na barriga: Outra maneira de camuflar as estrias na região da barriga é através de tatuagens, uma forma definitiva e capaz de esconder muito bem essas lesões na pele. A tatuagem para cobrir estrias na barriga pode ser de 2 formas – uma trazendo a cobertura das estrias no mesmo tom da pele, o que garante a ideia de uniformização da pele, mas que exige cuidados específicos para que a cor da tinta da tatuagem não se não seja modificada e destoe do restante da coloração da pele; a outra forma para esconder as estrias através de tatuagens é fazendo desenhos sobre essas lesões, de modo que o desenho cubra as estrias definitivamente.
Se você já enfrentou esse problema e se sentiu incomodada(o) em expor essa região do corpo por conta das lesões na pele, compartilhe conosco a sua experiência. E se você tentou um tratamento para minimizar ou acabar de vez com as estrias, conte-nos o que foi efetivo para você.