Como evitar estrias?【2020】ᐅ 6 dicas e cuidados importantes!

Muitas pessoas se perguntam como evitar estrias. Então, se esse é o seu caso, saiba que você não está só! Sem sombra de dúvidas, essa é uma das questões mais relevantes quando o assunto é estria.

Afinal, essas marquinhas são muito temidas, sobretudo pelo público feminino. Aliás, elas são algumas das causas para a baixa autoestima de diversas mulheres. Então, é super válido buscar por informações seguras e dicas para tentar evitá-las ou amenizá-las.

Prevenção de estrias 2
Muitas pessoas procuram dicas de como evitar estrias. Esse é o seu caso?
  • O que são estrias?

A primeira coisa a se falar, contudo, é sobre o que é, de fato, a estria. A saber, elas são consideradas cientificamente cicatrizes, formadas após a pele sofrer uma ruptura em suas células de colágeno.

Essa destruição da derme ocorrer quando a pele sofre um estiramento abrupto. Por exemplo: no estirão na adolescência; na gestação; ao ganhar muito peso; etc.

Imagem das estrias vermelhas clinica de estetica girro 1
Fonte; Clínica de estética Girrô

Quando surgem, elas têm a coloração avermelhada ou então arroxeada. Conforme for acontecendo o processo inflamatório, elas vão ficando esbranquiçadas. Assim que completam essa fase, ficam totalmente brancas, indicando que não há mais fluxo sanguíneo.

Prevenção de estrias 1
Qualquer pessoa pode ser acometida por estrias. Porém, há como evitá-las!

Bom, essas são as principais características das estrias. Quer saber como evitar o aparecimento delas? Nós vamos expor todas as possibilidades no tópico a seguir. Fique atenta (o)!

Como evitar estrias? – Dicas e cuidados

Há quem pense que as estrias são marcas inevitáveis. Afinal, é difícil conhecermos alguém que não as tem na pele.

Entretanto, há determinadas atitudes e cuidados que beneficiam a saúde da pele e evitam o surgimento de estrias, das vermelhas às brancas.

Prevenção de estrias
Fique por dentro de nossas dicas para ajudar na prevenção de estrias

Selecionamos a seguir as principais formas para deixar as estrias bem longe de sua pele!

1 – Alimentação balanceada

Equilibrar a alimentação é um ponto positivo para qualquer pessoa, das crianças aos idosos. Para ter saúde, inclusive na pele – nosso maior órgão! -, é essencial seguir uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários ao funcionamento do corpo.

De acordo com os profissionais em dermatologia, é preciso evitar certos alimentos para não facilitar o acometimento de estrias e demais marcas na pele, como as celulites, por exemplo. Por exemplo:

  • Industrializados
  • Frituras
  • Açúcar refinado
  • Carboidratos em excesso
  • Refrigerantes
Dieta balanceada beneficiar a pele
Uma sugestão de como evitar estrias é manter uma dieta balanceada

O ideal é que o cardápio na maioria dos dias da semana seja composto por carnes (frango, peixe, carnes bovinas magras), carboidratos bons (os tubérculos, por exemplo), vegetais variados, alimentos integrais, grãos e oleaginosas. Ou seja, repleto de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais.

É possível dar aquela escapadinha no final de semana, mas para não escorregar de vez, é bom manter-se regrada pelo menos 5 dias na semana.

Evitar estrias na gestação
Procure seguir uma dieta rica em nutrientes na maior parte dos dias!

2 – Vitaminas benéficas para a pele

Segundo especialistas, as vitaminas A, B, C, D e E são as mais benéficas à saúde da pele. Garantem à derme uma boa aparência e elasticidade, evitando assim, o surgimento de novas estrias.

Detalhadamente, podemos elencar os benefícios que cada uma proporciona:

  • Vitamina A – Responsável pela renovação celular e produção de novas fibras de colágeno na pele. Atua contra a flacidez, bem como o fotoenvelhecimento.
  • Vitamina B –  O conjunto B2, B3 e B5 fortalecem a resistência da pele, atuam na renovação celular, assim como apresentam poder anti-inflamatório e cicatrizante.
  • Vitamina C – Antioxidante poderoso, estimula a produção de colágeno, evita o envelhecimento precoce da derme e clareia a pele.
vitamina C para evitar estrias
Alimentos que contém a vitamina C ajudam a evitar estrias
  • Vitamina D – Super completa, tal vitamina não é só eficiente para melhorar a saúde óssea. Também é importante aliada contra cânceres diversos, e na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Você a adquire com mais intensidade se expondo ao sol antes das 10h e depois das 16h, usando protetor solar somente no rosto.
  • Vitamina E – Assim como a vitamina C é um antioxidante excepcional, beneficiando a pele com uma maior hidratação natural, prevenção do envelhecimento precoce e fortalecendo a resistência de quem possui a pele sensível.

A saber, você encontra essas vitaminas naturalmente nos alimentos, como frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, laticínios, cereais, oleaginosas, etc. A vitamina D, contudo, como falamos na lista, é encontrada com maior abundância nos raios solares.

Além disso, é sempre bacana procurar saber como está a nossa saúde fazendo exames periódicos. Muitas vezes temos a deficiência em alguma vitamina e precisamos suplementar com elas na forma sintética, e não somente com a alimentação. Procure seu médico para debater sobre isso!

Vitaminas para beneficiar a pele
Conjunto de vitaminas para combater estrias

3 – Pele sempre hidratada

Não há estudos científicos que compravam que as estrias já existentes desaparecem com o uso de cosméticos. Entretanto, a hidratação diária da pele com cremes e óleos pode ser uma importante aliada para a prevenção de novas estrias.

Segundo especialistas, esses produtos mantém a pele super hidratada e não têm contraindicações. São primordiais sobretudo para as mulheres grávidas que desejam evitar estrias nesse período.

Hidratação da pele para evitar estrias
Hidratação da pele é essencial para evitar estrias

Leia + sobre produtinhos indicados para prevenir essas marquinhas → Creme para estrias – 8 melhores marcas e produtos!

4 – Água é vida!

Falamos anteriormente sobre manter a pele hidratada com a ajuda de cremes e óleos. Nesse mesmo sentido, podemos indicar a forma mais simples de manter o corpo todo bem hidratado: bebendo água!

Preste atenção na quantidade de água que você ingere diariamente. De acordo com os médicos, o ideal é que uma pessoa adulta beba de 2 a 3 litros para manter o corpo saudável e a pele macia e hidratada.

água para beneficiar a pele
Segundo especialistas, beber de 2 a 3 litros de água ajuda a combater estrias

5 – Peso estável

Um dos maiores inimigos da pele saudável é o “efeito sanfona”. Engordar e emagrecer em um curto período de tempo por várias vezes pode favorecer o surgimento das estrias. Elas costumam aparecer principalmente quando ganhamos peso abruptamente, pois a pele sofre um estiramento. Aí, ao emagrecer, ocorre a flacidez.

Dessa forma, manter-se com um peso estável, sem muitas oscilações, ajuda a evitar estrias, celulites, acnes, oleosidade, etc.

Efeito sanfona prejudica a prevenção de estrias
Efeito sanfona prejudica a prevenção de estrias

6 – Atividades físicas

Praticar exercícios físicos regularmente também tem relação com a melhora do aspecto da pele. Esse hábito saudável garante uma maior firmeza da derme e a resistência das fibras elásticas e colágenas, o que evita o surgimento de estrias.

Apesar disso, precisamos lembrar que o excesso de exercícios muito intensos pode prejudicar esse efeito. Isso por que quando o músculos crescem muito há a propensão de surgirem estrias por conta do esticamento da pele.

exercícios físicos para beneficiar a pele
Uma das dicas de como evitar estrias é praticando exercícios físicos regularmente

E então, gostou de conhecer como evitar estrias? Todas as nossas dicas têm embasamento no que os médicos falam. Entretanto, caso queira informações mais técnicas, indicações de tratamentos e diagnósticos, sugerimos que procure um especialista em dermatologia para analisar seu caso.

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Creme para estrias – 8 melhores marcas e produtos!

Carboxiterapia para ESTRIAS – Funciona? + Fotos antes e depois

Estrias roxas – O que são, causas e como tratá-las!【2020】

Volte sempre para conferir novidades sobre o assunto 🙂

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.