Abdominoplastia【2020】– O que é | Cuidados | Antes e depois

Um guia completo sobre abdominoplastia: já ouviu falar nesse tratamento? Será que é realmente efetivo contra estrias? Como é feito passo a passo? Quais são os cuidados?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de uma série de métodos para acabar com as estrias. A abdominoplastia é um dos mais famosos no mercado estético, por isso é interessante entender como funciona detalhadamente.

Para sanar todas as suas dúvidas, preparamos este guia completo e esclarecedor. Entenda tudo sobre abdominoplastia e decida se vale a pena recorrer a esse procedimento.

Abdominoplastia beneficios
Tudo sobre abdominoplastia neste guia completo!

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é abdominoplastia?

Abdominoplastia é uma tipo de cirurgia plástica indicada para retirar o excesso de pele da região do abdômen, para deixar a área mais firme e sem alguns incômodos, como as estrias.

Trata-se de um procedimento que também visa a manutenção da saúde, indicada para pessoas que têm acúmulo de gordura na barriga, para mulheres que passaram por muitas gestações, e para ex-obesos que perderam muito peso e possuem acúmulo de pele na região.

De modo geral, deve ser recomendada sempre por especialistas e nunca substitui hábitos saudáveis para a manutenção do peso. Ou seja: vai muito além da estética. 

Essa redução do volume abdominal vai modificar toda a rotina do paciente. Além de emagrecer e ficar com uma nova forma, o indivíduo se livra das estrias que afetam a região. Se forem brancas – aquelas difíceis de eliminar -, com certeza o resultado será muito satisfatório.

Como funciona a técnica? Dói?

A abdominoplastia é realizada da seguinte forma:

  • Avaliação do abdômen – o especialista deve verificar a localização da gordura, o excesso de pele e toda a situação do paciente. Assim, saberá qual é o melhor procedimento cirúrgico de acordo com as características.
  • Incisão horizontal – essa incisão é realizada da região dos pelos pubianos até os quadris, com extensão que muda conforme o paciente. Após uma marcação em elipse, a primeira incisão é feita na parte inferior do abdômen.
  • Incisão vertical – é feita em complemento à outra incisão, de modo a descolar o excesso de pele, deixar a região mais plana e a cintura definida. Após a remoção, é feita um orifício para a recolocação do umbigo.
  • Drenos de aspiração – são inseridos após a cirurgia para que não haja acúmulo de líquidos na região abdominal. Trata-se de uma questão de segurança. Geralmente esses drenos são removidos horas após o procedimento.
  • Para finalizar, as incisões são fechadas completamente e a área devidamente tratada para a recuperação.
Abdominoplastia passo a passo 1
Abdominoplastia passo a passo

Abdominoplastia dói?

Segundo especialistas, a cirurgia é feita com anestesia, portanto, não há dor. O desconforto maior é na hora de retirar os drenos, mas nada que seja insuportável.

Quanto ao pós operatório, apenas nos três primeiros dias há um certo incômodo, que vai cessando até a recuperação do paciente.

Para quem é indicado?

Conforme salientamos, a abdominoplastia é indicada para casos especiais:

  • Ex-obesos – pessoas que perderam muito peso costumam ficar com excesso de pele no abdômen. Por isso, devem remover por meio de processos cirúrgicos. É nesse contexto que acabamos com o mito de que a abdominoplastia é indicada para obesos que desejam emagrecer. Para fazer, é preciso perder peso antes da técnica.
  • Mulheres com muitas gestações – quem ficou grávida por muitas vezes costuma ter acúmulo de gordura na região da barriga. Sendo assim, o procedimento ajuda a atenuar o problema.
  • Pessoas com excesso de estrias e flacidez na pele – em diversos casos, o especialista recomenda a abdominoplastia para acabar com esses incômodos, avaliando sempre as características e hábitos do paciente.
  • Musculatura fraca – quem possui fraqueza nos músculos da região pode recorrer à cirurgia para estabilização da parede abdominal.

Abdominoplastia como fazer 1

Quais os tipos de abdominoplastia?

De acordo com especialistas, existem alguns tipos de abdominoplastia. O primeiro e mais popular é esse que já detalhamos, por meio de duas incisões, colocação de drenos e remoção total do excesso de pele concentrada na área da barriga.

Por outro lado, existe também a técnica de miniabdominoplastia. Conforme o nome indica, é um procedimento mais simples, que retira a pele apenas da região inferior do abdômen. As incisões são menores, assim como a cicatriz gerada após a cirurgia.

Já a abdominoplastia extensa remove tanto a pele flácida da barriga como os excessos localizados nas laterais (lombar e quadris), por meio de incisões extensas.

Por fim, a lipoabdominoplastia une o procedimento com a lipoaspiração para remodelar a silhueta e potencializar os resultados.

Quanto tempo dura a cirurgia?

De modo geral, a cirurgia dura de 2 a 3 horas dependendo do paciente. Após o procedimento, o paciente deve ficar em observação na clínica até completar um dia da internação. Esse tempo é necessário para uma boa evolução, retirada dos curativos e recuperação pós abdominoplastia.

Como ficam as cicatrizes?

Assim como em qualquer processo cirúrgico, é comum ficar uma cicatriz. Nesse caso, é horizontal, acima da linha dos pelos pubianos. No período de recuperação, o corte é discreto.

Após alguns meses, começa a mudar de cor e espessura, ficando mais evidente. É comum que a cicatriz fique amarronzada.

Depois de um ano, a cicatriz da abdominoplastia atinge sua aparência definitiva, um pouco mais clara e pouco espessa. Vale destacar que ela pode ser coberta tranquilamente com roupas íntimas, sungas e biquínis. Para disfarçar, um procedimento que está em alta é a tatuagem para cobrir cicatrizes.

Abdominoplastia passo a passo como fazer
A cicatriz de abdominoplastia costuma ficar mais clara e discreta com o passar do tempo

Abdominoplastia tira todas as estrias?

Especialistas garantem que o excesso de estrias na região do abdômen pode ser totalmente eliminado com essa cirurgia. Como a pele flácida será retirada, logo esses veios vermelhos ou brancos também deixarão seu corpo, remodelando toda essa área. Se for um processo extenso, é possível tirar estrias da barriga e quadril.

Entretanto, as estrias não somem totalmente, muito pelo contrário. Podem ressurgir após a abdominoplastia caso o indivíduo tenha maus hábitos – como o ganho de peso, gravidez, má alimentação, entre outros fatores.

Além disso, a técnica é recomendada para corrigir a flacidez. O fato de eliminar estrias é praticamente um “plus”, já que a pele afetada será retirada, dando fim a esse incômodo – seja em homens ou mulheres.

Como funciona a abdominoplastia com lipo?

É comum a indicação de abdominoplastia com lipoaspiração para garantir melhores resultados!

Muitos profissionais revelam que unir as duas técnicas é totalmente seguro, mas depende de cada médico recomendá-las após as consultas com o paciente.

Enquanto a abdominoplastia remove a flacidez, a lipo elimina a gordura localizada sugando o excesso de tecido adiposo. Assim, o corpo fica totalmente remodelado e definido.

Tal procedimento é chamado de lipoabdominoplastia, um dos mais cotados nas clínicas atualmente, com uma série de profissionais habilitados no Brasil.

Quanto custa em média? #preço

O preço da abdominoplastia não segue um padrão. Órgãos relacionados à área de Medicina e Estética não encorajam as clínicas a divulgar valores de cirurgias plásticas. Sendo assim, tudo deve ser tratado diretamente com o médico.

É interessante entender que cada pessoa tem uma necessidade diferente. Por isso, o valor será calculado individualmente – sobretudo se, além da abdominoplastia, será feita lipoaspiração.

De modo geral, você deve estar preparado para fazer um grande investimento, uma média de 15 a 20 mil reais de acordo com a região, a clínica, entre outros fatores.

Existem riscos ou contraindicações?

Quais são os riscos da abdominoplastia?

O sucesso da cirurgia depende dos bons cuidados pós operatórios. É essencial que o paciente siga as orientações do especialista para evitar qualquer risco em relação à estética e saúde.

Caso contrário, podem surgir problemas como:

  • Má cicatrização e formação de queloide, exigindo cirurgia reparadora;
  • Fibrose, condição que deixa a pele dura, deformada e com nódulos;
  • Trombose, quando há formação de coágulo sanguíneo na região – principalmente na área das pernas;
  • Infecção, se a área não for higienizada corretamente e ficar exposta a agentes externos, como bactérias.
  • Embolia pulmonar, por isso é essencial que o processo seja feita por um cirurgião experiente.

Abdominoplastia tudo sobre

Há contraindicações?

Assim como qualquer cirurgia, a abdominoplastia possui algumas contraindicações. Portanto, não deve ser feita por:

  • Mulheres que pretendem engravidar futuramente;
  • Pessoas que já fizeram cirurgias prévias na região do abdômen;
  • Cardíacos, hipertensos e diabéticos;
  • Fumantes;
  • Pessoas com doenças do colágeno.

Cuidados pré e pós-abdominoplastia

Quais são os cuidados antes da cirurgia?

  1. Primeiramente, você deve consultar um especialista devidamente habilitado pelo Conselho Federal de Medicina, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  2. Além disso, o procedimento precisa ser realizado em hospital, pois há todo o aparato necessário para cirurgias de médio e grande porte.
  3. Cerca de dez dias antes, é necessário interromper o uso de medicamentos, principalmente remédios para emagrecer.
  4. Um dia antes da cirurgia, a alimentação deve ser leve. Já o uso de bebidas alcoólicas e certas substâncias é proibido. Em todo caso, o médico dará as orientações necessárias.
  5. Antes da cirurgia, o paciente deve ser internado em jejum total por cerca de 8 horas.
  6. Se tiver com resfriado, gripe, virose ou alguma dor, a cirurgia deve ser remarcada. Por isso, o contato com o médico deve ser frequente. O paciente precisa estar bem e totalmente preparado para o procedimento.
  7. A internação dura no máximo 24 horas.

O que fazer no pós-operatório?

  1. Depois que tiver alta, é essencial ficar em repouso por pelo menos duas semanas. Sendo assim, é ideal fazer a abdominoplastia no período de férias.
  2. Em 24 horas é indicado retirar os curativos e tomar um banho completo.
  3. É comum a região ficar dolorida. Por isso, os médicos indicam analgésicos para atenuar o problema.
  4. Dias após a cirurgia, o paciente pode fazer pequenas caminhadas.
  5. Recomenda-se uma alimentação leve.
  6. O uso da cinta compressora é recomendado até um mês após a cirurgia. É um aparato que dá segurança ao paciente e ajuda na cicatrização.
  7. É proibido carregar peso e fazer exercícios físicos intensos pelo menos um mês depois da abdominoplastia.
  8. Sessões de drenagem linfática são interessantes para a boa cicatrização e circulação sanguínea. Podem ser feitas a partir do quarto dia ou conforme indicação do especialista.
  9. Em todo caso, é fundamental seguir todas as orientações do médico até a plena recuperação.

Fotos antes e depois da abdominoplastia

Os resultados da abdominoplastia são realmente eficazes. Veja algumas fotos antes e depois:

Abdominoplastia resultados
Os resultados são impressionantes: o corpo fica totalmente remodelado
Abdominoplastia antes e depois
Antes e depois em mulheres
Abdominoplastia contra estrias
Todo o excesso de pele é removido

Abdominoplastia como fazer

Abdominoplastia dicas e cuidados
A silhueta muda totalmente
Abdominoplastia fotos
Essas fotos mostram o quanto a cirurgia é impressionante

Abdominoplastia o que é

Abdominoplastia

Abdominoplastia preço

o que é Abdominoplastia
Veja como qualquer mulher fica com o corpo totalmente transformado
Abdominoplastia Patricia
Muitas subcelebridades recorrem a esse procedimento
Abdominoplastia passo a passo
É essencial emagrecer antes da cirurgia
Abdominoplastia em mulheres
A flacidez causada pela gravidez é totalmente eliminada
Abdominoplastia em fotos
Após a abdominoplastia, a autoestima reaparece
Abdominoplastia dicas
A técnica é muito comum no Brasil e inspira várias pessoas

Abdominoplastia dicas para fazer

Abdominoplastia cuidados
Muitas pessoas registram em fotos o antes e depois da cirurgia
Abdominoplastia cuidados antes e depois
Adeus flacidez e excesso de pele no abdômen

Abdominoplastia como é feita

Abdominoplastia como fazer passo a passo


Enfim, esperamos que tenha sanado todas as suas dúvidas sobre abdominoplastia. Siga as recomendações dos médicos e tenha os cuidados necessários para que a cirurgia seja um sucesso.

Aproveite para deixar um comentário e compartilhar o conteúdo. Boa sorte e até mais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.